A literatura afro-brasileira no PROEJA para a promoção de uma educação antirracista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa investigou como a Literatura Afro-brasileira vem sendo abordada no âmbito da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos no Colégio Pedro II. O objetivo geral deste trabalho analisou como a Literatura Afro brasileira é abordada nas salas de aula do PROEJA do Colégio Pedro II. Foram consideradas as diretrizes legais e documentais sobre o ensino das relações étnico raciais na escola, identificou a maneira como o(a)s professores(as) propõem atividades Literatura no cotidiano escolar; compreendendo as reflexões propostas pelos professores sobre o ensino da cultura, História e Literatura Afro-brasileira e suas consequências no combate ao racismo; Identificamos quais as fontes de pesquisa dos professores referências ao planejar suas aulas para a construção do produto educacional. As bases teóricas que fundamentaram esse estudo têm como principais autores: Djamila Ribeiro, Eliane Debus, Paulo Freire, Kabengele Munanga, Cida Bento e Clóvis Moura. Como proposta metodológica a pesquisa foi realizada através de entrevistas com questionário semiestruturado com perguntas semiabertas, abertas e fechadas com os docentes de Língua-Portuguesa e Literatura, Artes e História atuantes no PROEJA das unidades, Centro, Duque de Caxias, Engenho Novo II, Realengo II e Tijuca II do Colégio Pedro Segundo. Os dados foram coletados de maneira remota através da plataforma Google forms durante o primeiro e segundo semestre de dois mil e vinte quatro.

Abstract

This research investigated how Afro-Brazilian Literature has been addressed in the context of Professional Education Integrated with Basic Education in the Youth and Adult Modality at Colégio Pedro II. The general objective of this work analyzed how Afro-Brazilian Literature is addressed in the PROEJA classrooms of Colégio Pedro II. The legal and documentary guidelines on the teaching of ethnic-racial relations in school were considered, identifying the way in which teachers propose Literature activities in the school routine; understanding the reflections proposed by teachers on the teaching of Afro-Brazilian culture, History and Literature and their consequences in the fight against racism; We identified which research sources the teachers reference when planning their classes for the construction of the educational product. The theoretical bases that supported this study have as main authors: Djamila Ribeiro, Eliane Debus, Paulo Freire, Kabengele Munanga, Cida Bento and Clóvis Moura. As a methodological proposal, the research was conducted through interviews with a semi-structured questionnaire with semi-open, open and closed questions with teachers of Portuguese Language and Literature, Arts and History working in PROEJA at the Centro, Duque de Caxias, Engenho Novo II, Realengo II and Tijuca II units of Colégio Pedro Segundo. The data were collected remotely through the Google forms platform during the first and second semester of two thousand and twenty-four.

Descrição

Palavras-chave

Literatura - Estudo e ensino, Literatura afro-brasileira, PROEJA, Antirracismo, Cultura afro-brasileira, Educação de jovens e adultos (EJA), Educação profissional, Educação tecnológica

Citação

QUEIROZ, Fernanda Conceição dos Santos. A literatura afro-brasileira no PROEJA para a promoção de uma educação antirracista. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0