Ensino de física a partir da abordagem CTS: uma proposta de sequência didática contextualizada pela História da Ciência
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho buscou compreender as contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) focada na História da Ciência (HC) para o ensino de conteúdos de Física a partir de uma sequência didática (SD) voltada à 1ª série do ensino médio. Nesse objetivo assume-se como premissa a necessidade de um ensino crítico-reflexivo à medida em que a Física é entendida como uma dimensão humana que deve ser estudada dentro do contexto social, político e econômico de uma, ou diversas épocas, impactando diretamente na compreensão do que vem a ser o “conhecimento científico” e a natureza da Ciência. O referencial teórico em que se apoiou a pesquisa trouxe contribuições sobre as tendências do Ensino de Física e do movimento CTS na educação científica em articulação com a História da Ciência. A pesquisa assumiu elementos da pesquisa-ação, por natureza qualitativa, desenvolvida em três etapas organizadas da seguinte forma: (i) planejamento, com a revisão de literatura para ampliação do referencial teórico e fundamentação da construção da SD e organização de um grupo focal com professores que avaliaram e contribuíram com a proposta piloto de SD; (ii) implementação, com a aplicação/validação do produto educacional junto aos alunos; (iii) Avaliação, a partir da Análise do Conteúdo sob a perspectiva de Laurence Bardin, para tratamento e a análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos do primeiro ano do ensino médio, totalizando 38 participantes. Os dados foram gerados por meio de registros de áudio do grupo focal aplicado aos docentes e das rodas de conversa com os estudantes. A partir da análise dos dados gerados foi possível identificar através dos apontamentos feitos pelos professores aspectos interdisciplinares, motivacionais e contextualizadores identificados como dimensão didática do PE. Em outra dimensão emergente do GF, a sociocientífica, destacou-se a natureza da Ciência, o pensamento crítico, o trabalho alienado, a História da Ciência e a valorização do saber empírico, além do caráter de replicabilidade da proposta que foi classificado como dimensão do Produto Educacional. Todos os pontos destacados foram divididos e agrupados nas categorias mencionadas, evidenciando as contribuições para Ensino de Física e permitindo a conclusão de que a proposta de ensino apresentada, respaldada nos ideais CTS e na sua dimensão histórica da Ciência, foi capaz de auxiliar o ensino de Física promovendo conteúdos disciplinares de forma crítica, reflexiva e contextualizada por eventos que permeiam a nossa atualidade, discutindo desde a troca de matrizes energéticas até as guerras que assolam o mundo contemporâneo. Com base nos resultados da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, caracterizado como um caderno de atividades que abarca um conjunto de três sequências didáticas para o ensino de Física com ênfase no lançamento de projéteis através de aparatos bélicos, como a catapulta e o canhão, por exemplo; recurso didático que contextualiza sociopoliticamente conteúdos Física, contribuindo para formação de alunos capazes de resolver problemas em sociedade. Desta forma consideramos que ao introduzirmos um ensino de Física com enfoque CTS contextualizado pela HC propicia-se ao estudante a oportunidade de reflexão sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia e suas implicações sociais, conduzindo o aluno por um caminho de criticidade que possa promovê-lo a agente ativo na Sociedade em que se insere, gerando mudanças e condições para que o estudante seja capaz de participar ativamente nos processos decisórios que envolvem o seu cotidiano.
Abstract
The present study aimed to understand the contributions of the Science, Technology, and Society (STS) approach, focused on the History of Science (HS), to the teaching of Physics content through a didactic sequence (DS) designed for 1st-year high school. This objective is based on the premise that there is a need for a critical-reflective teaching approach, considering that Physics is understood as a human dimension that should be studied within the social, political, and economic context of one or multiple eras. This perspective directly influences the understanding of what constitutes "scientific knowledge" and the nature of Science. The theoretical framework supporting this research provided insights into the trends in Physics Education and the STS movement within scientific education, in conjunction with the History of Science. The research adopted elements of action research, inherently qualitative, and was developed in three organized stages as follows: (i) Planning, which involved a literature review to expand the theoretical framework, support the construction of the didactic sequence (DS), and the organization of a focus group with teachers who evaluated and contributed to the pilot proposal of the DS; (ii) Implementation, where the educational product was applied/validated with students; (iii) Evaluation, based on Content Analysis from the perspective of Laurence Bardin (2004), to process and analyze the data. The research subjects included teachers and first-year high school students, totaling 38 participants. Data was collected through audio recordings of discussion sessions with students and the focus group conducted with the teachers. From the analysis of the data generated, it was possible to identify, through the feedback provided by the teachers, interdisciplinary, motivational, and contextualizing aspects recognized as part of the didactic dimension of the Educational Product (EP). In another emergent dimension from the Focus Group (FG), the socio-scientific one, the nature of Science, critical thinking, alienated labor, the History of Science, and the appreciation of empirical knowledge were highlighted, along with the replicability aspect of the proposal, which was classified as a dimension of the Educational Product. All the highlighted points were divided and grouped into the mentioned categories, showcasing contributions to the teaching of Physics and allowing the conclusion that the presented teaching proposal, grounded in the CTS ideals and its historical dimension of Science, was capable of supporting Physics education by promoting disciplinary content in a critical, reflective, and contextualized manner, addressing events that resonate with our present day, from the shift in energy matrices to the wars that plague the contemporary world. Based on the research findings, an educational product was developed, characterized as an activity book encompassing a set of three didactic sequences for the teaching of Physics, with an emphasis on projectile motion using war apparatuses like the catapult and cannon, for instance. This didactic resource socio-politically contextualizes Physics content, contributing to the development of students capable of problem-solving within society. In this way, we consider that by introducing Physics education with a CTS (Science, Technology, and Society) approach contextualized through the History of Science (HS), students are provided with the opportunity to reflect on topics related to Science, Technology, and their social implications. This approach guides students towards a path of critical thinking, enabling them to become active agents within the Society they are part of, fostering changes and creating conditions for them to actively participate in decision-making processes that impact their daily lives.
Descrição
Palavras-chave
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino, Ciências - História, Ciência, tecnologia e sociedade, Sequência didática, Pensamento crítico, Recursos didáticos
Citação
SALLLES, Albert Paiva. Ensino de física a partir da abordagem CTS: uma proposta de sequência didática contextualizada pela História da Ciência. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


