Caderno de atividades para o ensino de física: uma abordagem CTS contextualizada pela História da Ciência
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente Produto Educacional (PE) é oriundo da necessidade de se trazer para as aulas de Física discussões relacionadas às questões de natureza tecnológica e científicas presentes na realidade dos estudantes e suas comunidades. Deste modo, buscamos oportunizar uma formação que se aproxime dos ideais Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contextualizada a partir da História da Ciência (HC), onde o discente possa manifestar-se de maneira consciente diante das questões que envolvem esta temática. O PE foi desenvolvido a partir da pesquisa de pós-graduação que se intitula: “O Ensino de Física a partir da abordagem CTS: uma proposta de sequência didática contextualizada na história da ciência”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. Na elaboração do produto buscamos a construção de um recurso didático que contextualize sociopoliticamente conteúdos de Ensino de Física contribuindo para a formação de alunos capazes de resolver problemas em sociedade. Este PE se dá no formato de um caderno de atividades voltado para professores do ensino médio, descrevendo sequências didáticas que articulam os conteúdos propostos pelo currículo da disciplina de Física e os conhecimentos sociopolíticos, explorando o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico. O professor irá encontrar propostas de Sequências Didáticas que discutem a natureza da Ciência, com caráter interdisciplinar e aspectos motivacionais decorrentes da exibição de filmes, séries, artigos de revistas, oficinas e competições, trazendo um ensino de Física contextualizado e práticas pedagógicas com boa receptividade para que sejam replicadas dentro do cenário e realidade de cada docente. Deste modo, esperamos que o PE contribua para professores em seu exercício, auxiliando na ampliação de práticas pedagógicas para o ensino de Física que estimulem um olhar atento à relação estabelecida pelo tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Descrição
69 p.
Bibliografia: p. 68-69.
Bibliografia: p. 68-69.
Palavras-chave
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino, Ciências - História, Ciência, tecnologia e sociedade, Sequência didática, Pensamento crítico, Recursos didáticos
Citação
SALLLES, Albert Paiva. Caderno de atividades para o ensino de física: uma abordagem CTS contextualizada pela História da Ciência. 2024. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


