“Cidades invisíveis” : cartografia como ferramenta didática para se pensar em novas possibilidades de cidades para o ensino fundamental I
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Utilizando o livro “As Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino, o presente artigo visa trazer uma proposta pedagógica explorando o conceito de cidade a partir de uma representação cartográfica feita em sala de aula. Mediante a inquietação de como se trabalhar o raciocínio geográfico dentro do ensino fundamental I, a proposta apresentada tem como objetivo explorar a criatividade e a imaginação presentes tanto nos alunos deste segmento quanto no livro retratado, a fim de se pensar nas funções e nos principais problemas encontrados no tecido urbano. A partir da literatura fantasiosa para a criação de cidades fictícias, pretende-se questionar os papéis das cidades e tensionar os problemas reais apresentados no nosso cotidiano. Mediante isso, espera-se que os alunos possam refletir sobre a localização e a acessibilidades dos elementos fundamentais de uma cidade e questionem se a cidade em que vivem atende a todos os seus habitantes. Dessa forma, o trabalho visa desenvolver o pensamento crítico dos alunos a respeito dos lugares pelos quais transitam e trabalhar o raciocínio geográfico a partir dos elementos distribuídos no mapa destacando a importância da localização para a compreensão de fenômenos presentes do tecido urbano, tais como acessibilidade, desigualdade, o direito à cidade.
Abstract
Using Italo Calvino's book "Invisible Cities," this article aims to propose a pedagogical approach exploring the concept of cities through a cartographic projection conducted in the classroom. Addressing the question of how to teach geographical reasoning in elementary education, the proposal aims to foster creativity and imagination present in both the students of this age group and the depicted book. The objective is to contemplate the functions and main issues encountered in urban fabric. By using imaginative literature to create fictional cities, the intention is to question the roles of cities and to highlight the real-life problems we face daily. Through this approach, it is intended that students will reflect on the location and accessibility of fundamental elements within a city and inquire whether the city they inhabit serves all its residents. Thus, the project's goal is to cultivate students' critical thinking regarding the places they inhabit and to develop geographical reasoning regarding the location of elements distributed on a map, understanding the significance of location in comprehending urban phenomena such as accessibility, inequality, and the right to the city.
Descrição
Palavras-chave
Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Cartografia - Estudo e ensino, Calvino, Italo, 1923-1985. As cidades invisíveis, Direito à cidade, Raciocínio geográfico, Geografia e literatura
Citação
DANTAS, Helena Pinheiro. “Cidades invisíveis”: cartografia como ferramenta didática para se pensar em novas possibilidades de cidades para o ensino fundamental I. 2024. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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