Patrimônio de matriz negra e a lei 10639/03: por uma educação decolonial
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este trabalho procura demonstrar a relevância do patrimônio cultural de matriz negra como instrumento para ensino sobre o percurso histórico e cultural dos afro-diaspóricos e de seus descendentes na cidade do Rio de Janeiro, bem como da participação deles no processo da formação da civilidade desta cidade e do Brasil. Desta forma, apontamos o uso das manifestações culturais e artísticas oriundas da presença negra como recurso didático nas aulas de Ensino de Artes e assim melhor compreender que aqueles homens e mulheres escravizados não eram apáticos ou passivos, mas participativos da história, produtores de cultura e ativos na reivindicação por seus direitos de liberdade.
Abstract
This research seeks to demonstrate the relevance of the cultural heritage of black matrix as an instrument in teaching historical and cultural journey of Afro-diasporics and their descendants in the city of Rio de Janeiro, as well as their participation in the process of formation of Brazilian civility. In this way, we point out the use of cultural and artistic manifestations of the black origin as a didactic resource for the arts classes to better understand that those enslaved men and women were not apathetic or passive, but participative of history, producers of culture and active in the claim for their rights of freedom.
Descrição
Palavras-chave
História da África - Estudo e ensino, Cultura negra, Diáspora africana , Rio de Janeiro (RJ)
Citação
SOARES, Elenita da Costa. Patrimônio de matriz negra e a lei 10639/03: por uma educação decolonial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
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