O laboratório e a experimentação nas aulas de Ciências: contribuições para o ensino de ciências a partir da percepção de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A Experimentação no Ensino de Ciências nas escolas tem como um dos seus limites a falta do uso dos Laboratórios e, em alguns casos, a inexistência desse espaço na escola, além da dificuldade e a resistência dos professores em realizar experimentos. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este cenário pode ser ainda mais severo. Na escola onde a pesquisa se desenvolveu, há um espaço de Laboratório de Ciências que perdeu sua função por falta de uso, se tornou um depósito e alunos e professores não puderam mais utilizá- lo; durante o período de desenvolvimento dessa pesquisa, a escola deu início a sua reativação. Esta pesquisa discute a influência do Laboratório de Ciências para as práticas docentes de Experimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral: compreender as limitações e as possibilidades da experimentação a partir das percepções dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de reativação de um Laboratório de Ciências. Como objetivos específicos, apresenta: (i) Compreender os fatores limitantes ao uso do Laboratório pelos professores de Ciências; (ii) Identificar as principais possibilidades do uso do Laboratório como espaço para experimentação; (iii) Identificar a importância dos Laboratórios de Ciências e da experimentação nas aulas de Ciências; (iv) a produção de um produto educacional em forma de manual para uso do Laboratório didático de Ciências em escolas de educação básica, com acervo de sugestões de experimentos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com características de pesquisa-ação, com professores do Ensino Fundamental I de uma escola localizada no município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Os dados da pesquisa foram obtidos por questionários, gravações em áudio das aulas do minicurso oferecido e das entrevistas semiestruturadas realizadas ao final. A partir dos dados coletados, pudemos perceber que limites e as possibilidades para a realização da Experimentação foram apresentados em conjunto pelos participantes da pesquisa e apontam para aspectos relacionados à formação docente, à prática docente e ao espaço físico do laboratório. As docentes que participaram da pesquisa demonstraram maior interesse na realização da experimentação e apresentaram mudanças já ao longo do período de desenvolvimento da pesquisa. Consideramos que esta pesquisa ofereceu subsídios para a confecção de um produto educacional que atenda as necessidades apontadas pelas docentes e que foi possível identificar as possibilidades e limitações para o uso do Laboratório de Ciências pelas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com suas percepções docentes.
Abstract
Experimentation in Science Teaching in schools has as one of its limits the lack of use of Laboratories and, in some cases, the non-existence of this space in the school, in addition to the difficulty and resistance of teachers in carrying out experiments. In the Early Years of Elementary School, this scenario can be even worse. In the school where the research was carried out, there is a Science Laboratory space that lost its function due to lack of use, it became a deposit and students and teachers could no longer use it and during this period, the school began its reactivation . This research discussed the influence of the Science Laboratory on Experimentation teaching practices in the first segment of Elementary School, with the general objective: understanding the limitations and possibilities of experimentation based on the perceptions of teachers in the Initial Years of Elementary School, in a context of reactivating a Science Laboratory. As specific objectives, it presented: (i) Understanding the factors limiting the use of the Laboratory by Science teachers; (ii) Identify the main possibilities for using the Laboratory as a space for experimentation; (iii) Identify the importance of Science Laboratories and experimentation in Science classes; (iv) the production of an educational product in the form of a manual for use in the didactic Science Laboratory in basic education schools, with a collection of experiment suggestions. A qualitative research with action research characteristics was carried out with Elementary School teachers from a school located in the municipality of Barra do Piraí, Rio de Janeiro. The research data were obtained through questionnaires, audio recordings of the mini-course classes offered and the semi-structured interviews carried out at the end. From the data collected, we were able to see that limits and possibilities for carrying out Experimentation are presented together and point to teacher training, teaching practice, and the physical space of the laboratory. The teachers who participated in the research showed greater interest in carrying out the experiment and showed changes throughout this period. We consider that this research offered support for the creation of an educational product that meets the needs highlighted by teachers and that it was possible to identify the possibilities and limitations for the use of the Science Laboratory by teachers in the Initial Years of Elementary School, according to their perceptions teachers.
Descrição
Palavras-chave
Ciências - Estudo e ensino, Educação científica, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Prática docente, Formação docente
Citação
SILVA, Bárbara Corrêa da. O laboratório e a experimentação nas aulas de Ciências: contribuições para o ensino de ciências a partir da percepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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