Aqui e aqui: ser artista e ser educado
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Explorando as interconexões entre vida pessoal, arte e educação, este trabalho propõe experimentações fundamentadas no livro ilustrado "Aqui e Aqui". O autor reflete sobre desdobramentos e encontros decorrentes de sua função como artista-etc vista por Ricardo Basbaum, dialogando com Luiz Rufino e Renato Noguera. Referenciando em Noguera a Infância como estado de transformação, busca-se repensar modos de ser no mundo com a produção de mais valia de vida. Por outro lado, as contribuições de Rufino sobre a educação como combate a colonização, enriquece a união das funções de um artista-etc. A experimentação pedagógica, consciente das urgências educacionais e na manutenção de valores afro-civilizatórios, utiliza apontamentos de possíveis leituras/temáticas e o exercício da imaginação da educação como armas contra a colonização. Essa multiplicidade de conexões entre o trabalho do educador e artista, incorporada ao reflexivo processo sobre infância e descolonização educativa, contribui para uma visão mais abrangente e comprometida com questões sociais, fortalecendo a conexão entre produção artística e atuação educacional.
Abstract
Exploring the intricate connections among personal life, art, and education, this work proposes an experimentation grounded in the illustrated book "Here and Here." The author reflects on unfolding developments and encounters stemming from their role as an artist-etc, engaging in dialogue with Luiz Rufino and Renato Noguera. Drawing inspiration from Noguera's perspective on childhood as a transformative state, the aim is to rethink ways of being in the world and generating life value. On the other hand, Rufino's insights on education as a combat against colonization enrich the fusion of roles as an artist-etc. The pedagogical experimentation, mindful of educational urgencies and the preservation of Afro-civilizational values, utilizes insights from potential readings/themes and the exercise of education as weapons against colonization. This multiplicity of connections between the roles of educator and artist, embedded in the reflective process on childhood and educational decolonization, contributes to a more comprehensive and socially committed perspective, reinforcing the link between artistic production and educational engagement.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Artistas como professores, Descolonização, Experimentação pedagógica, Infância, Imaginação
Citação
SILVA, Caio César Coutinho Gonçalves da. Aqui e Aqui: ser artista, ser educador. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




