Aulas experimentais de ciências e biologia para estudantes com transtorno do espectro autista: possibilidades de letramento científico

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Esta pesquisa se encontra inserida na temática da “Inclusão” e do “Ensino de Ciências e Biologia” trazendo como questionamento: como o uso da experimentação no ensino de ciências e biologia pode contribuir para o letramento científico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Para responder essa questão, como objetivo geral investigou-se as possibilidades de promoção do Letramento Científico de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, a partir do desenvolvimento de atividades experimentais no Ensino de Ciências e Biologia. Acredita-se que seja possível trabalhar a experimentação com estudantes com TEA devido às condições que a experimentação apresenta que se encaixam com as necessidades desses indivíduos. Acredita-se, também, que para transpor a barreira de socialização que os indivíduos com TEA possuem, a experimentação é uma ferramenta importante para interação com os colegas de classe. Para discussões sobre o TEA, a experimentação e o letramento científico são feitos diálogos com referências consagradas nessa área. Para a realização da presente pesquisa foram utilizados elementos de pesquisa-ação, por entender que existe um envolvimento da professora pesquisadora no percurso do trabalho. A coleta de dados deu-se a partir de um minicurso, dividido em módulos, realizado em formato de ensino à distância com professores da educação básica que se interessavam ou trabalhavam com o tema do autismo. A realização do minicurso se deu dessa forma devido ao momento pandêmico vivido durante o percurso da presente pesquisa. Os professores cursistas receberam artigos científicos e vídeos acerca dos temas apresentados no trabalho, apresentados em cada módulo do minicurso. Ao final de cada módulo foram aplicados questionários sobre os temas discutidos. O último questionário levava em consideração tudo o que havia sido discutido nos módulos anteriores para que se avaliasse as atividades experimentais propostas e se elas poderiam auxiliar no alcance do letramento científico em estudantes com o TEA. Todos os dados coletados foram tratados e analisados com o método da Análise de Livre Interpretação (ALI) e a partir disso objetivos da pesquisa foram cumpridos, concluindo-se que, a partir das atividades apresentadas, os estudantes com TEA podem alcançar o letramento científico. Em conjunto a essa pesquisa elaborou-se um produto educacional, que é um caderno de atividades experimentais com textos abordando os temas principais que permeiam as atividades propostas, que também se encontram dispostas nesse caderno. Além disso, o caderno foi pensado de forma que o trabalho do professor seja facilitado e aprimorado de forma a auxiliar os seus estudantes.

Abstract

This research is inserted in the theme of “Inclusion” and “Teaching Science and Biology” raising the question: how the use of experimentation in teaching science and biology can contribute to the scientific literacy of students with Autism Spectrum Disorder (ASD)? To answer this question, as a general objective, we investigated the possibilities of promoting Scientific Literacy in students with Autism Spectrum Disorder, based on the development of experimental activities in the Teaching of Science and Biology. It is believed that it is possible to work on experimentation with students with ASD due to the conditions that experimentation presents that fit with the needs of these individuals. It is also believed that to overcome the socialization barrier that individuals with ASD have, experimentation is an important tool for interacting with classmates. For discussions about ASD, experimentation and scientific literacy, dialogues are held with renowned references in this area. To carry out this research, elements of action research were used, understanding that there is an involvement of the research teacher in the course of the work. Data collection took place through a short course, divided into modules, carried out in a distance learning format with basic education teachers who were interested in or worked with the topic of autism. The mini-course was held in this way due to the pandemic moment experienced during the course of this research. The course teachers received scientific articles and videos about the themes presented in the work, presented in each module of the short course. At the end of each module, questionnaires were administered on the topics discussed. The last questionnaire took into account everything that had been discussed in the previous modules to evaluate the proposed experimental activities and whether they could help achieve scientific literacy in students with ASD. All collected data were treated and analyzed using the Free Interpretation Analysis (ALI) method and from this the research objectives were met, concluding that, based on the activities presented, students with ASD can achieve scientific literacy. In conjunction with this research, an educational product was created, which is a notebook of experimental activities with texts addressing the main themes that permeate the proposed activities, which are also arranged in this notebook. Furthermore, the notebook was designed so that the teacher's work is facilitated and improved in order to help their students.

Descrição

Palavras-chave

Ciências - Estudo e ensino, Biologia - Estudo e ensino, Educação inclusiva, Experimentação, Transtorno do espectro autista

Citação

FERNANDES, Laís. Aulas experimentais de Ciências e Biologia para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: possibilidades de letramento científico. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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