O desempenho em matemática dos alunos de turmas do 2º ano do ensino fundamental I: uma experiência em sala de aula
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Educação Matemática
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Rio de Janeiro
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Resumo
Este estudo avaliativo foi realizado pautado no que os autores Huf; Huf; Pinheiro; Burak (2019, p. 30611) disseram a respeito da avaliação diagnóstica em alunos de turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, que saem do Ensino Fundamental I e adentram no Fundamental II com uma série de lacunas em seus repertórios matemáticos. Neste sentido, este estudo visa auxiliar também os professores na construção dos planejamentos anuais e fazer um levantamento dos rendimentos escolares dos alunos quando da aplicação da avaliação em larga escala da Provinha Brasil e demais avaliações internas. Em uma escola municipal foram utilizados como recursos de avaliação: a matriz de referência de matemática da Provinha Brasil, os elementos constituintes da Teoria Clássica de Testes da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Plano de Desenvolvimento da Educação e da Matriz Curricular de Matemática do Município de Duque de Caxias. Foram aplicados itens de avaliação e testes em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I, questionários para os professores e entrevistas com a direção escolar e a orientação pedagógica. Também foram feitas abordagens avaliativas focadas no desempenho e na avaliação da aprendizagem, atestando quais conhecimentos os alunos estão trazendo de suas vivências e o que eles assimilaram no decorrer da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, foi apresentado um levantamento quanti-qualitativo de quais habilidades e competências os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram.
Abstract
This evaluative study was carried out based on what the authors Huf; Huff; Pine; Burak (2019, p. 30611) said about the diagnostic assessment of students in 6th year classes of Elementary School II, who leave Elementary School I and enter Elementary II with a series of gaps in their mathematical repertoires. In this sense, this study also aims to assist teachers in the construction of annual plans and to carry out a survey of students' academic performance when applying the large-scale assessment of Provinha Brasil and other internal assessments. In a municipal school, the following were used as evaluation resources: the Provinha Brasil mathematics reference matrix, the constituent elements of the Classical Test Theory of the National Common Curricular Base, the National Curricular Parameters, the Education Development Plan and the Curricular Matrix of Mathematics from the Municipality of Duque de Caxias. Assessment items and tests were applied to classes in the 2nd year of Elementary School I, questionnaires for teachers and interviews with school management and pedagogical guidance. Evaluative approaches focused on performance and assessment of learning were also carried out, attesting to what knowledge students are bringing from their experiences and what they assimilated during Early Childhood Education to the 1st year of Elementary School. With this, a quantitative and qualitative survey was presented of which skills and competences students in the 2nd year of Elementary School I developed.
Descrição
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Provinha Brasil, Avaliação educacional, Descritores, Teoria clássica dos testes
Citação
COELHO, Robson Carlos Pires. O desempenho em matemática dos alunos de turmas do 2º ano do ensino fundamental I: uma experiência em sala de aula. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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