Tá na hora do papá: práticas decoloniais e de socialização à mesa na educação infantil e nos anos iniciais
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de “Produto Educacional” apresenta e discute os conceitos de decolonialidade e socialização em classes das primeiras etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Esta proposta educacional analisa e identifica como tais conceitos (decolonialidade e socialização) se apresentam nos documentos oficiais que regem a educação no Brasil, sendo eles a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levando em conta as orientações mencionadas em tais documentos, visamos contribuir com propostas para estas etapas de formação educacional que contemplem e relacionem os conceitos decolonialidade e socialização. Isto será realizado a partir de estratégias pedagógicas que apresentam alimentos e práticas culinárias associadas a aspectos étnico-culturais tradicionais brasileiros. Apresentamos duas propostas de atividades: uma voltada para a Educação Infantil e outra para os Anos Finais, a fim de contemplar algumas especificidades e alcances diferenciados de cada seguimento. Tais atividades objetivam introduzir a reflexão sobre hábitos alimentares saudáveis, comida ancestral, relações socioculturais vinculadas à culinária, cuidados específicos com o manejo de alimentícios e seu preparo dentro de cada contexto. Por meio da apresentação destes alimentos em seus contextos socioculturais objetiva-se sensibilizar os estudantes a práticas educativas decoloniais e a outras formas de socialização mediadas por tais alimentos. O produto educacional enfatiza o aprendizado através do lúdico, do contato com a ancestralidade de povos tradicionais na culinária brasileira, e da experimentação coletiva, buscando dialogar com os saberes prévios de cada criança.
Abstract
The present Final Course Work (TCC) in the format of an "Educational Product" presents and discusses the concepts of decoloniality and socialization in the early stages of Basic Education (Early Childhood Education and Elementary School). This educational proposal analyzes and identifies how these concepts (decoloniality and socialization) are presented in the official documents that govern education in Brazil, namely the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC). Taking into account the guidelines mentioned in these documents, we aim to contribute with proposals for these stages of educational formation that encompass and relate the concepts of decoloniality and socialization. This will be done through pedagogical strategies that involve food and culinary practices associated with traditional Brazilian ethnic-cultural aspects. We present two activity proposals: one focused on Early Childhood Education and another for the later years, in order to address some specificities and different scopes of each segment. These activities aim to introduce reflection on healthy eating habits, ancestral food, sociocultural relationships linked to cuisine, specific care for the handling and preparation of food within each context. By presenting these foods in their sociocultural contexts, the objective is to sensitize students to decolonial educational practices and other forms of socialization mediated by such foods. The educational product emphasizes learning through play, contact with the ancestry of traditional peoples in Brazilian cuisine, and collective experimentation, aiming to engage with each child's prior knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Ciências Sociais - Estudo e ensino, Educação decolonial, Decolonização, Socialização, Ancestralidade, Culinária, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Educação infantil - Estudo e ensino
Citação
SILVA, Michelle Santos Silva e. Tá na hora do papá: práticas decoloniais e de socialização à mesa na educação infantil e nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
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