O samba carioca no ensino de geografia: música como material pedagógico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História da África

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O samba é um gênero musical afrodiaspórico brasileiro, com diversas vertentes ligadas ao seus batuques, melodias formados em diferentes localidades do Brasil. Sendo assim, suas letras retratam acontecimentos históricos e geográficos que nos apontam a formação de uma sociedade e de um espaço brasileiro desde o início do século XX. Logo, o presente artigo tem como objetivo apontar a possibilidade de utilizar a música, e nesse caso o samba, como recurso didático nas aulas de geografia. Para isso é analisado algumas letras musicais e ao final apresentado um plano de aula sobre samba e o conceito de Multiterritorialidade de Haesbaert.

Abstract

Samba is a Brazilian Afro-Diasporic musical genre with several strands linked to its drumming and melodies formed in different locations in Brazil. Thus, it’s lyrics portray historical and geographical events that point to the formation of a Brazilian society and space since the beginning of the 20 th century. Therefore, this article aims to point out the possibility of using music, and ih this case samba, as a didactic resource in geography classes. For that, some musical lyrics are analyzed, anda t end a lesson plan about samba and Haesbaert’s concepto f Multiterritoriality is presented.

Descrição

Palavras-chave

História da África - Estudo e ensino, Samba, Geografia, Cultura, Educação antirracista

Citação

DIAS, Jéssica Aiume Conceição. O samba carioca no ensino de geografia: música como material pedagógico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0