O ensino de história e as permanências do imaginário anticomunista na educação básica

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as construções e permanências do imaginário anticomunista em manuais didáticos voltados para ensino de História na educação básica. Foram analisadas as relações entre regimes de governo no poder e narrativas referentes às revoltas de novembro de 1935 nos referidos manuais, especialmente durante a Era Vargas e a ditadura militar brasileira. Por fim, verificou-se que o fato histórico foi representado por variadas abordagens depreciativas, sendo as mesmas influenciadas por intencionalidades específicas principalmente de religiosos católicos, militantes integralistas e militares, sendo as mesmas incorporadas ao ensino de História.

Abstract

This work aims to reflect on the constructions and permanencies of the anti-communist imagination in textbooks aimed at teaching history in basic education. The relationships between government regimes in power and narratives referring to the November 1935 revolts in the referred manuals were analyzed, especially during the Vargas era and the Brazilian military dictatorship. Finally, it was found that the historical fact was represented by various derogatory approaches, which were influenced by specific intentions mainly of Catholic religious, integralist militants and military, which were incorporated into the teaching of History.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Anticomunismo, Livro didático - História, Ideologia, Memória coletiva

Citação

ANDRADE, Alaéverton Maicon de. O ensino de história e as permanências do imaginário anticomunista na educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

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