Ensino de história e música: o uso do samba como fonte para as aulas de História
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho abordará como tema o uso do samba como fonte para a sala de aula. As músicas selecionadas são, em sua maioria, de autoria do compositor Wilson Batista, registradas durante o período de 1930 a 1955, na cidade do Rio de Janeiro. Essas músicas foram coletadas no acervo virtual do Instituto Moreira Salles. Com essa investigação, busco demonstrar que é possível criar e estimular nos discentes um olhar crítico a partir da escuta das músicas e do estudo da cultura, vistas como vestígios de um passado e não meramente alegorias históricas. Outro objetivo é incentivar os estudantes a identificar relações entre passado e presente, mudanças e permanências a partir da relação ao samba.
Abstract
This research will address as a topic the use of samba as a source for the classroom. The selected songs are mostly written by the composer Wilson Batista, recorded during the period from 1930 to 1955, in the city of Rio de Janeiro. These songs were collected in the virtual collection of Instituto Moreira Salles. With this investigation, I seek to demonstrate that it's possible to create and stimulate in students a critical look from listening to music and studying culture, seen as vestiges of a past and not as just historical allegories. Another objective is to encourage students to identify relationships between past and present, changes and permanence from the relationship to samba.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Música brasileira, Samba - História e crítica - Brasil, Compositores
Citação
FERNANDES, Thiago Rodrigues. Ensino de história e música: o uso do samba como fonte para as aulas de História. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




