Entre a história oral e a história local: possibilidades didáticas de construção de aprendizagens significativas em história a partir de uma metodologia transversal
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O presente trabalho surge de inquietações acerca do sentido adquirido pelo processo de ensino aprendizagem de história e das reminiscências de perspectivas tradicionais sobre a disciplina. Buscando formas de potencializar as possibilidades de aprendizagem de história, trazemos uma estratégia para ser incorporada por docentes em suas práticas cotidianas. Nossa proposta é baseada em um projeto a ser desempenhado pelos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio articulando a História Local e a História Oral, em uma metodologia combinada que busque efetivar a transformação das práticas didáticas tradicionais e repensar a forma de ensino da disciplina. O projeto coletivo é baseado na história da localidade a partir da memória de seus habitantes, seus vínculos socioafetivos com a região e do cotidiano de quem ali habita, visando, assim, debater como se constitui o binômio identidade/alteridade na relação com o lugar. Consideramos essencial incorporar temáticas que superem o currículo eurocêntrico e elitista e aproxime os estudantes a partir de uma participação ativa que estimule a apropriação dos conhecimentos e métodos, construindo aprendizagens significativas. A proposta é relevante enquanto possibilidade de encarar os alunos enquanto potenciais pesquisadores durante sua formação, envolvendo, portanto, uma possibilidade de mobilização de conteúdos também procedimentais que afaste a visão tradicional de história enquanto algo pronto, imutável e distante da realidade destes discentes. Aqui apresentaremos as bases teóricas da proposta e um roteiro para a realização desta atividade, considerando as possíveis adaptações que este sofrerá a partir dos contextos de aplicação. Defendemos a proposta enquanto instrumento de potencialização da disciplina a partir de uma pedagogia que pressupõe a formação dos estudantes a partir da reflexão e da criticidade, viabilizando a intervenção destes no mundo que os rodeia.
Abstract
The present work emerges from concerns about the meaning acquired by the History teaching learning process and the reminiscences of traditional perspectives on the discipline. We bring a strategy to be incorporated by teachers into their daily practices in order to find ways to enhance the possibilities of learning History. Our proposal is based on a project to be carried out by first year high school students, articulating Local History and Oral History, in a combined methodology that seeks to effect the transformation of traditional teaching practices and rethink the way the subject is taught. The collective project is based on local history, based on the memory of its inhabitants, their socio-affective ties with the region and the daily lives of those who live there, thus aiming to debate how the binomial identity/otherness is constituted in the relationship with the place. We consider it essential to incorporate themes that overcome the Eurocentric and elitist curriculum and bring students closer to active participation, which stimulates the appropriation of knowledge and methods, building meaningful learning. The proposal is relevant as a possibility of viewing students as potential researchers during their training, therefore involving a possibility of mobilizing procedural content that moves away from the traditional view of history as something ready, immutable and distant from the reality of those students. Here we will present the theoretical bases of the proposal and a roadmap for carrying out this activity, considering the possible adaptations that it will undergo based on the application contexts. We defend the proposal as an instrument to enhance the discipline based on a pedagogy that presupposes the training of students based on reflection and criticality, enabling their intervention in the world around them.
Descrição
Palavras-chave
História (Ensino médio) - Estudo e ensino, História oral, Aprendizagem significativa, Conteúdos procedimentais, Identidade cultural
Citação
ALVES, Ana Carolina Oliveira. Entre a história oral e a história local: possibilidades didáticas de construção de aprendizagens significativas em história a partir de uma metodologia transversal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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