Desafios da educação na era da pós-verdade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O trabalho tem como proposta uma sequência didática que culminará com a produção de um podcast escolar dentro da disciplina de História, utilizando-se do conteúdo curricular. A fim de estimular a produção e o consumo de conteúdos responsáveis, a tarefa é se apropriar de uma importante ferramenta de comunicação mostrando o quão ela pode ser útil dentro processo educacional. Também será necessário mostrar que as mesmas ferramentas são utilizadas muitas vezes com o intuito de desinformar, criar e reforçar preconceitos, além de causar percepções errôneas sobre conceitos historicamente estabelecidos. Analisando, principalmente o papel da internet, e utilizando o Brasil como recorte, pode-se perceber a necessidade de discutir a qualidade de informações consumidas cotidianamente. Como a velocidade ao qual nos alimentamos de dados, muitas vezes duvidosos, põe em risco todo o conhecimento adquirido através do estudo da História, Sociologia e da Antropologia. A História oferece a base de conhecimento necessária para dissecar tal processo e com o apoio de disciplinas correlacionadas, os alunos poderão compreender o resultado gerado dessa mistura e desenvolver novas frentes comunicacionais.

Abstract

The work proposes a didactic sequence that will culminate in the production of a school podcast within the History discipline, using the curricular content. In order to stimulate the production and consumption of responsible content, the task is to appropriate an important communication tool showing how useful it can be within the educational process. It will also be necessary to show that the same tools are often used to misinform, create and reinforce prejudices, and cause misperceptions about historically established concepts. Analyzing mainly the role of the internet, and using Brazil as a clipping, it is possible to perceive the need to discuss the quality of information consumed on a daily basis. How the speed at which we feed on data, often dubious, puts at risk all the knowledge acquired through the study of History, Sociology and Anthropology. History offers the knowledge base needed to dissect such a process and with the support of correlated disciplines, students will be able to understand the result generated by this mixture and develop new communication fronts.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Informação, Desinformação, Notícias falsas, Comunicação, Internet, Democracia

Citação

SILVA, Iuri Santos da. Desafios da educação na era da pós-verdade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0