O cinema e a sala de aula: potencialidades – a representação do cangaço no filme Lampião e Maria Bonita (1982)
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral propor a utilização do cinema enquanto fonte para a história no Ensino Básico, por meio da análise do filme Lampião e Maria Bonita (1982), no Laboratório de História e Cinema. Tal projeto visa apresentar aos alunos o ofício do historiador que utiliza o cinema enquanto documento. Para isso, a proposta é de se abordar conceitos teórico-metodológicos do estudo do campo de História e Cinema, além das temporalidades que envolvem a fonte, assim como os conhecimentos históricos advindos dela.
Abstract
The final paper presented aims to propose the uses of cinema as a source for history studies in Basic Education, through the analysis of the film Lampião e Maria Bonita (1982), at the History and Cinema Laboratory. This Project aims to introduce students to the craft of the historian who uses cinema as a document. The proposal is to address theoretical-methodological concepts of the study of the field of History and Cinema, in addition to the temporalities that involve the source, as well as the historical knowledge arising from it.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Cinema na educação, Cangaceiros, Representação social
Citação
SILVA, Juliana Amorim. O cinema e a sala de aula: potencialidades – a representação do cangaço no filme Lampião e Maria Bonita (1982). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




