O cinema e a sala de aula: potencialidades – a representação do cangaço no filme Lampião e Maria Bonita (1982)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral propor a utilização do cinema enquanto fonte para a história no Ensino Básico, por meio da análise do filme Lampião e Maria Bonita (1982), no Laboratório de História e Cinema. Tal projeto visa apresentar aos alunos o ofício do historiador que utiliza o cinema enquanto documento. Para isso, a proposta é de se abordar conceitos teórico-metodológicos do estudo do campo de História e Cinema, além das temporalidades que envolvem a fonte, assim como os conhecimentos históricos advindos dela.

Abstract

The final paper presented aims to propose the uses of cinema as a source for history studies in Basic Education, through the analysis of the film Lampião e Maria Bonita (1982), at the History and Cinema Laboratory. This Project aims to introduce students to the craft of the historian who uses cinema as a document. The proposal is to address theoretical-methodological concepts of the study of the field of History and Cinema, in addition to the temporalities that involve the source, as well as the historical knowledge arising from it.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Cinema na educação, Cangaceiros, Representação social

Citação

SILVA, Juliana Amorim. O cinema e a sala de aula: potencialidades – a representação do cangaço no filme Lampião e Maria Bonita (1982). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0