História, memória e educação: possibilidades de ensino e produção de trajetos de memória da história da ditadura militar brasileira (1964- 1985)

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo debater sobre o Ensino de História, a ditadura militar brasileira e a potência educativa dos lugares de memória. Refletimos sobre as especificidades e possibilidades para um ensino de história da ditadura militar que contribua para a educação em direitos humanos e sobre questões fundamentais referentes a memória e sua construção. Para tal, sugerimos como produto pedagógico o projeto didático “Trajetos da Memória: espaços de repressão e resistência à ditadura militar no Rio de Janeiro”, a ser trabalhado com turmas do 3º ano do Ensino Médio na educação básica.

Abstract

The aim of this paper is to discuss the teaching of history, the Brazilian military dictatorship and the educational power of places of memory. We reflect on the specificities and possibilities for teaching the history of the military dictatorship that contributes to human rights education and on fundamental issues relating to memory and its construction. To this end, we suggest as a pedagogical product the didactic project "Trajectories of Memory: spaces of repression and resistance to the military dictatorship in Rio de Janeiro", to be worked on with 3rd year high school classes in basic education.

Descrição

Palavras-chave

História (Ensino médio) - Estudo e ensino, Ditadura militar, 1964-1985 - Brasil, Memória, Direitos humanos

Citação

PINTO, Simone Almeida. História, Memória e Educação: possibilidades de ensino e produção de trajetos de memória da história da ditadura militar brasileira (1964-1985). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.

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