Ventanias ancestrais: os saberes do samba e suas narrativas no terreiro das escolas de samba mirins
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho emerge do entrelaçar pesquisa de mestrado realizada no período de 2021 a 2023 com as vivências, leituras e estudos do curso EREREBÁ. Os saberes da cultura do samba evocam a nossa ancestralidade ao mesmo tempo em que se renovam e reconstroem com a participação e narrativas tecidas pelas crianças que frequentam as Escola de Samba Mirins. Nesse caminhar, busca-se evidenciar os processos de aprendizagem do movimento de ser sambista que emergem das relações das crianças entre pares e das relações intergeracionais que elas estabelecem dentro da Escola de Samba Mirim. Envolvendo o presente, o passado e o futuro, revela-se uma possibilidade de olhar as crianças por suas culturas e práticas sociais dentro de um contexto específico de educação, a Escola de Samba, revelando a construção de uma pedagogia própria da cultura do samba. Trata-se de um processo de educação em constante movimento, onde os ventos se renovam evidenciando que o fazer criativo e inventivo ancestral da população negra vive e resiste personificado nos corpos das crianças sambistas.
Descrição
Palavras-chave
Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Samba, Escolas de samba - Rio de Janeiro (RJ), Infância - Aspectos sociais, Carnaval e crianças, Ancestralidade
Citação
SANTOS, Adriane Soares dos. Ventanias ancestrais: os saberes do samba e suas narrativas no terreiro das escolas de samba mirins. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




