Cartas afromemorialísticas para minha avó: pelo nosso direito à literatura-negra-feminina
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo traz à tona a literatura-negra-feminina como parte de um processo pedagógico primordial e como uma outra maneira de se pensar/ler o Brasil a partir de enfoques negro-epistemológicos. Logo, tal literatura deve ser escrita/pensada/lida como um direito da população brasileira, principalmente no que tange às populações afro-diaspóricas. Em consequência, através da escrita de cartas “endereçadas” a uma ancestral - minha avó - (re)afirmo a escrita literária das mulheres negras através dos tempos. Neste caso, minha avó seria, na realidade, o corpo coletivo de nossas avós: uma representação onipresente de nossas antepassadas cujas histórias-escreviventes se entrelaçam a outras vidas afro-diaspóricas e a personagens/aspectos da literatura-negra-brasileira. Apoiado por características afro-éticas e afro-estéticas, este processo literário cria um movimento metodológico cujos caminhos levam a uma Pedagogia Sankofa necessária e urgente. Esse movimento deveria ser indissociável do desenvolvimento da criticidade discente nas escolas, além de estar em consonância com a Lei no. 10.639/2003, visto que seus parágrafos defendem o uso da cultura africana e afro-brasileira inseridas na prática das instituições educacionais.
Abstract
This article brings to light Black-female-literature as part of a primordial pedagogical process and as another way of thinking/reading Brazil from a black epistemological perspective. Therefore, such literature must be written/thought/read as a right of the Brazilian population, especially with regard to Afro-diasporic populations. Consequently, through the writing of letters “addressed” to an ancestor (my grandmother), I (re)affirm the literary writing of Black women throughout time. In this case, my grandmother would be, in reality, the collective body of our grandmothers: an omnipresent representation of our ancestors whose stories (escrevivência) intertwine with other Afro-diasporic lives and with characters/aspects of Black Brazilian literature. Supported by afro-ethical and afro-aesthetic characteristics, this literary process creates a methodological movement whose paths lead to a necessary and urgent Sankofa Pedagogy. This movement should be inseparable from the development of student critical thinking in schools, in addition to being in line with Law 10.639/2003, given that its paragraphs defend the use of African and Afro-Brazilian culture inserted into the practice of educational institutions.
Descrição
Palavras-chave
Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Literatura brasileira - Escritores negros, Escritoras negras, Ancestralidade, Correspondência - Memórias, Epistemologia social - Questões raciais, Pedagogia Sankofa
Citação
BRITO, Aline Regina Cardozo de. Cartas afromemorialísticas para minha avó: pelo nosso direito à literatura-negra-feminina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




