Identidade afrodiaspórica: uma proposta de ensino de literatura no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os desafios de ensinar literatura no Ensino Médio a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e apresentar uma proposta pedagógica que visa despertar a percepção das identidades negras através do texto literário. Para tanto, discute-se por meio de alguns intelectuais e suas reflexões os conceitos de decolonialidade e identidade afrodiaspórica, os quais são basilares para desenvolvimento do projeto em sala de aula.

Abstract

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los desafíos de la enseñanza de la literatura en la escuela secundaria desde una perspectiva afrodiaspórica y presentar una propuesta pedagógica que busque despertar la percepción de las identidades negras a través del texto literario. Para ello, se discuten los conceptos de decolonialidad e identidad afrodiaspórica, fundamentales para el desarrollo del proyecto en el aula, a través de algunos intelectuales y sus reflexiones.

Descrição

Palavras-chave

Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Identidade afrodiaspórica, Negros - Identidade racial, Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino, Decolonização

Citação

SILVA, Glauce Telles Esteves da. Identidade afrodiaspórica: uma proposta de ensino de literatura no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0