ABP nas aulas de inglês do ensino médio: uma abordagem de ensino e de avaliação para a aprendizagem
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII), tem como foco a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia pedagógica e ferramenta avaliativa nas aulas de língua inglesa no ensino médio. A pesquisa busca responder como a ABP pode ser empregada para desenvolver e avaliar competências e habilidades de forma contextualizada e significativa, conforme os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referencial de Língua Inglesa da SEEDUC/RJ. Para isso, foram estabelecidos três objetivos específicos: investigar como a Aprendizagem Baseada em Projetos pode contribuir para o desenvolvimento e a avaliação de competências e habilidades na disciplina de inglês no ensino médio, em conformidade com a BNCC (2018) e o currículo da SEEDUC/RJ (2022); analisar os desafios e oportunidades da implementação da ABP como metodologia de ensino e ferramenta avaliativa, considerando seu impacto no desenvolvimento dos alunos e a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação utilizados; e examinar as percepções de professores e alunos sobre a ABP, avaliando sua influência na aprendizagem, no engajamento discente e na prática pedagógica docente. A pesquisa utiliza elementos da pesquisa-ação, abrangendo a aplicação de questionários, a elaboração de um diário de campo e a análise de feedbacks de docentes e discentes participantes. Os resultados incluíram o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de atividades práticas, o aumento do engajamento e autonomia dos alunos, além da implementação de processos avaliativos mais relevantes e diversificados. O produto final é um guia digital voltado para professores de inglês, contendo descrições de projetos e instrumentos avaliativos, com o objetivo de apoiar práticas pedagógicas inovadoras que favoreçam aprendizagens mais autênticas e conectadas às demandas do século XXI.
Abstract
This dissertation, which has been developed in the Professional Master's Program in Basic Education Practices at Colégio Pedro II (MPPEB), focuses on using Project-Based Learning (PBL) as a pedagogical methodology and assessment tool in high school English classes. The research seeks to explore how PBL can be employed to develop and assess competencies and skills in a meaningful and contextualized way, following the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the English Language Curriculum of SEEDUC/RJ. To this end, three specific objectives were outlined: to investigate how Project-Based Learning (PBL) can contribute to the development and assessment of competencies and skills in high school English classes, in accordance with the BNCC (2018) and the SEEDUC/RJ curriculum (2022); to analyze the challenges and opportunities in implementing PBL as a teaching methodology and assessment tool, considering its impact on student development and the applicability of the evaluation instruments used; and to examine teachers’ and students’ perceptions of PBL, evaluating its influence on learning, student engagement, and teaching practices.. The outcomes included the development of competencies and skills through practical activities, increased student engagement and autonomy, and the implementation of more relevant and diversified assessment processes. The final product is a digital guide designed for English teachers, featuring project descriptions and assessment tools aimed at supporting innovative pedagogical practices that foster more authentic and connected learning experiences tailored to 21st-century demands.
Descrição
Palavras-chave
Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Aprendizagem baseada em projetos, Avaliação da aprendizagem, Competências essenciais, Habilidades - Educação
Citação
SILVA, Daniel Henrique Claro. ABP nas aulas de inglês do ensino médio: uma abordagem de ensino e de avaliação para a aprendizagem. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


