Artes visuais e feminismos: série de vídeos para crianças [curtas de animação]
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O produto educacional Artes Visuais e Feminismos: série de vídeos para crianças é composto por quatro curtas de animação voltados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que exploram a interface entre Artes Visuais e Feminismos. Um dos episódios trata das exclusões no sistema de arte, enquanto os demais foram inspirados nas obras das artistas Itamara Ribeiro, Carla Felizardo (Negra Graffiti) e Roberta Holiday. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube Arte e Feminismos para Crianças e foram criados para apoiar educadores(as) na inclusão de produções de artistas mulheres e de perspectivas feministas em suas práticas pedagógicas. A série é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII), construída a partir de entrevistas com docentes dos Anos Iniciais e voltada à identificação de estratégias e desafios para trabalhar gênero e feminismo com crianças de forma sensível, crítica e representativa.
Descrição
Títulos das 4 animações em vídeo: Florescendo com Negra Graffiti; Invisibilidade; Pensando em violência moral com Roberta Holiday; Ressignificando o bordado com Itamara Ribeiro.
Animações em vídeo acompanham o livro digital "Artes visuais e feminismos: série de vídeos para crianças"
Animações em vídeo acompanham o livro digital "Artes visuais e feminismos: série de vídeos para crianças"
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Feminismo e arte, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Identidade de gênero na educação
Citação
ARTES visuais e feminismos: série de vídeos para crianças [curtas de animação]. Roteiro, narração, animação, remixagem e edição: Juliana Zarur de Andrade Silva. Orientação: Jorge Luiz Marques de Moraes. Músicas: Suno AI e inteligência artificial do programa de edição Filmora. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2025. 4 vídeos (13 min).
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




