O trabalho de campo como ferramenta didática para a geografia urbana: uma proposta prática no Parque Madureira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa propõe a elaboração de uma atividade de campo no Parque Madureira, voltada para alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de promover a compreensão dos conceitos de geografia urbana, como direito à cidade, segregação socioespacial e ressignificação do espaço. A pesquisa busca integrar o conhecimento escolar ao contexto vivido pelos alunos, por meio da análise crítica das dinâmicas urbanas em Madureira. A proposta inclui um roteiro de campo, baseado em uma abordagem teórica sobre a construção do parque, seu impacto socioespacial e as transformações geradas, como a remoção da comunidade Vila das Torres e a especulação imobiliária. O estudo destaca a importância da mediação didática para uma aprendizagem significativa, que considera as experiências cotidianas dos estudantes. Ao explorar fenômenos como o direito à cidade e as mudanças urbanas, a pesquisa visa estimular uma visão crítica dos estudantes sobre o espaço urbano. A atividade de campo sugere uma alternativa metodológica para os docentes, permitindo uma aproximação entre teoria e prática, essencial para o ensino de Geografia no Ensino Médio.

Descrição

Palavras-chave

Geografia (Ensino médio) - Estudo e ensino, Geografia urbana, Parque Madureira (Rio de Janeiro, RJ), Trabalhos de campo, Segregação socioespacial

Citação

TARTAGLIA, Leandro Riente da Silva. O trabalho de campo como ferramenta didática para a geografia urbana: uma proposta prática no Parque Madureira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0