Entre linhas e lutas: literatura contra-hegemônica como recurso pedagógico para uma abordagem antirracista nas aulas de língua inglesa
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho surge do questionamento em relação ao conteúdo dos materiais didáticos utilizados no ensino de Língua Inglesa, que muitas vezes não contemplam as proposições das leis e dos pareceres que instituem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro brasileira, e indígena na educação básica brasileira, mantendo uma linha pedagógica eurocêntrica. O referencial teórico do trabalho toma como base a perspectiva intercultural crítica, que questiona os padrões hegemônicos das estratégias pedagógicas e dos currículos influenciados pelas diversas dimensões da colonialidade A partir desse ponto, questiona-se sobre de que forma textos literários contra-hegemônicos podem contribuir nas estratégias para a implementação de uma educação antirracista. Entende-se como literatura contra-hegemônica, aquela que questiona os padrões historicamente constituídos pelos processos de colonialidade. O objetivo da pesquisa foi identificar como docentes de Língua Inglesa inserem as proposições da Lei 10.639/03 em suas aulas e desenvolver um material didático baseado em textos literários de escritoras negras durante um curso de extensão de forma colaborativa que possa contribuir para uma abordagem antirracista nas aulas de Língua Inglesa no ensino médio. Os procedimentos para atingir tal objetivo consistiram em investigar como docentes de Língua Inglesa percebem a inserção das proposições da legislação em suas aulas, elaborar uma proposta inicial de material didático e dentro de um curso de extensão aperfeiçoar de forma colaborativa o material que é apresentado como Produto Educacional associado a essa dissertação. Metodologicamente, esses procedimentos combinaram elementos da pesquisa-ação e da pesquisa crítica de colaboração. Os participantes foram docentes de Língua Inglesa que atuam no ensino médio na cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos de geração de dados foram um questionário e o diário de campo produzido durante o curso de extensão. Espera-se com esse estudo, contribuir para que os docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio, possam em suas aulas abordar a temática racial e implementar a Lei 10.639/03 com o intuito de minimizar na sociedade o racismo estrutural e todas as suas violentas implicações.
Abstract
The present research raises from a critical inquiry into the content of didactic materials used in English language teaching, which often do not comply with the legal requirements for including Afro-Brazilian and Indigenous history and culture in basic education, thus reinforcing a Eurocentric pedagogical approach. Grounded in a critical intercultural perspective, this study questions the hegemonic structures that shape pedagogical strategies and curricula through various dimensions of coloniality. From this perspective, it explores how counter-hegemonic literary texts can contribute to the implementation of anti-racist education. Counter-hegemonic literature is understood as one which challenges historically established colonial structures. The research aims to identify how English language teachers incorporate the provisions of Law 10.639/03 in their classrooms and to develop didactic material based on literary texts by black women writers within a framework of an extension course to promote an anti-racist approach in high school English teaching. Methodologically, the study combines elements of action research and Critical Collaborative Research (PCCol). The participants are high school English teachers from the city of Rio de Janeiro. Data collection involved an online registration survey, and a field diary compiled during an extension course. The course also provided an opportunity for participants to collectively analyze and improve the proposed didactic material, which is presented as an Educational Product within this study. The research seeks to contribute to the professional practice of English language teachers by providing resources and strategies for addressing racial issues in the classroom, fostering the implementation of Law 10.639/03, and ultimately working toward the mitigation of structural racism and its far-reaching social consequences.
Descrição
Palavras-chave
Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de Janeiro de 2003], Hegemonia, Interculturalidade, Educação antirracista
Citação
SILVA, Rosane Rodrigues da. Entre linhas e lutas: literatura contra-hegemônica como recurso pedagógico para uma abordagem antirracista nas aulas de Língua Inglesa. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




