Narrativas entrelaçadas: literatura, relações étnico-raciais e as aulas de língua inglesa: um olhar para o contra-hegemônico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O objetivo do e-book "Narrativas Entrelaçadas: literatura, relações étnico raciais e as aulas de língua inglesa. Um olhar para o contra-hegemônico”, é apresentar a literatura contra hegemônica como ferramenta pedagógica para a implementação da Lei 10.639/03 no ensino de língua inglesa. Inicialmente, o material contextualiza a aplicação da legislação, destacando a importância de um ensino antirracista e a necessidade de valorização da cultura afro brasileira e africana no currículo escolar. Em seguida, busca discutir a representatividade negra na literatura, enfatizando como narrativas marginalizadas podem ampliar a visão crítica dos estudantes. Além disso, apresenta escritoras negras afro-brasileiras, africanas e afro-americanas, evidenciando suas contribuições para a construção da identidade cultural dos alunos e a desconstrução de estereótipos raciais. O e-book também propõe atividades pedagógicas que incentivam a leitura crítica, o uso de materiais literários diversos e debates sobre racismo, diversidade e inclusão. Por fim, expõe as contribuições de professores participantes de um curso de extensão, compartilhando sugestões de materiais e metodologias que podem tornar o ensino de inglês mais inclusivo e representativo.

Descrição

62 p.
Bibliografia: p. [61]-62.

Palavras-chave

Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino

Citação

SILVA, Rosane Rodrigues da; LIMA, Rogerio Mendes de. Narrativas entrelaçadas: literatura, relações étnico-raciais e as aulas de língua inglesa: um olhar para o contra-hegemônico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0