Geograficidade das baterias de escola de samba: uma proposta de sequência didática
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho propõe evidenciar o potencial da Geografia Escolar em integrar temas significativos aos discentes e aos territórios em que vivem. O artigo debate a geografia das baterias das escolas de samba, explorando suas múltiplas possibilidades pedagógicas, o seu objetivo principal é apresentar uma sequência didática voltada para turmas do primeiro ano do Ensino Médio, estruturada em aulas e em um trabalho de campo, a partir da temática "geografia e baterias de escola de samba". A proposta se fundamenta na interpretação das geografias associadas às baterias, mobilizando conceitos como lugar, território/territorialidade e paisagem sonora. A música é abordada como instrumento pedagógico central, enquanto as escolas de samba e suas baterias são reconhecidas em sua dimensão educativa e cultural, especialmente no contexto do Rio de Janeiro.
Abstract
This work aims to highlight the potential of School Geography to integrate meaningful themes into students' experiences and the territories in which they live. The article discusses the geography of samba school drum sections ("baterias"), exploring their multiple pedagogical possibilities. Its main objective is to present a didactic sequence aimed at first-year high school students, structured into lessons and a field trip, based on the theme "geography and samba school drum sections." The proposal is grounded in the interpretation of the geographies associated with the drum sections, mobilizing concepts such as place, territory/territoriality, and soundscape. Music is approached as a central pedagogical tool, while samba schools and their drum sections are recognized for their educational and cultural dimensions, especially within the context of Rio de Janeiro.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Sequência didática, Escolas de samba - Bateria, Carnaval - Rio de Janeiro (RJ), Território - Geografia
Citação
FONSECA, Gustavo Ribeiro Costa da. Geograficidade das baterias de escola de samba: uma proposta de sequência didática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




