O ensino de artes visuais como ferramenta para professoras/es generalistas na educação infantil
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino em Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Através das Artes Visuais, as crianças podem aprender sobre os sistemas simbólicos de representação e comunicação valorizados pelas suas comunidades. Neste contexto, o objetivo deste estudo é compreender a importância do ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cujos referenciais foram coletados em livros, monografias, dissertações, teses, artigos científicos e textos completos; publicados na língua portuguesa; e com acesso livre e gratuito em bases de dados da Internet. Foi observada a importância das Artes Visuais no processo de aprendizagem e crescimento pessoal, já que, como alguns autores concordam, a disciplina melhora a eficácia da ação pedagógica. Um ambiente facilitador dessa aprendizagem melhora muito a qualidade do ato de aprender. O uso da metodologia no ensino de Artes permite ao professor verificar se os objetivos esperados foram alcançados de uma forma dinâmica, contínua e versátil, voltada para o aluno e abrangendo os vários aspectos de sua personalidade e da sua constituição humana.
Abstract
Through the Visual Arts, children can learn about the symbolic systems of representation and communication valued by their communities. In this context, the objective of this study is to understand the importance of teaching Visual Arts for child development. A qualitative bibliographical study was conducted, with references collected from books, monographs, dissertations, theses, scientific articles, and full texts published in Portuguese and freely accessible in online databases. The importance of Visual Arts in the learning process and personal growth was observed, since, as some authors agree, the discipline improves the effectiveness of pedagogical action. An environment that facilitates this learning greatly improves the quality of the act of learning. Using this methodology in teaching Arts allows the teacher to verify whether the expected objectives were achieved in a dynamic, continuous, and versatile manner, focused on the student and encompassing the various aspects of their personality and human constitution.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Educação infantil - Estudo e ensino, Professores de educação infantil, Desenvolvimento infantil
Citação
CONCEIÇÃO, Ellen Gonçalves da. O ensino de artes visuais como ferramenta para professoras/es generalistas na educação infantil. 2025. Artigo Cintífico (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




