Ensino de literatura: as práticas de fruição literária em turmas de 2º ano do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A leitura por fruição caracteriza-se como um processo em que o indivíduo tem contato com um tipo de texto que transcende o ponto de vista puramente utilitário e informacional do ato de ler para se apropriar de outras dimensões e sentidos da leitura - individuais e/ou coletivos. Baseando-se na recepção estética do leitor, a fruição tem o objetivo de expandir os limites textuais, a fim de construir uma identidade leitora implicada por afetos, prazer e encantamento ou, até mesmo, estranhamentos. O presente trabalho preocupa-se em analisar as condições leitoras promovidas pelo espaço escolar, com foco em turmas de 2º ano do Ensino Médio, cuja prática da fruição seja utilizada como destaque. Levando em consideração o recorte social escolhido para a presente pesquisa, esboça-se o seguinte problema: Como resgatar o hábito da leitura entre os jovens que parece estar esquecido em meio a um ensino automatizado e irrefletido? A pesquisa em questão será desenvolvida com elementos da pesquisa-ação, qualitativa e exploratória, na qual será aplicado um questionário semiestruturado para os estudantes que participarão do projeto de pesquisa e será organizado um diário de bordo a partir dos relatos coletados dos discentes sobre a prática aplicada em sala e aula, verificando, assim, de que maneira o estímulo à leitura de fruição pode ser fundamental para desenvolver uma outra perspectiva sobre as aulas de literatura na escola.

Abstract

Reading for enjoyment is characterized as a process in which the individual engages with texts that transcend a purely utilitarian or informational perspective, embracing other dimensions and meanings—both personal and collective. Based on the reader’s aesthetic reception, literary enjoyment aims to expand textual boundaries in order to construct a reading identity shaped by emotion, pleasure, enchantment, or even estrangement. This study aims to analyze the reading conditions promoted within the school environment, focusing on 2nd-year high school students, with an emphasis on practices that foster literary enjoyment. Taking into account the chosen social context, the following research question is proposed: How can the habit of reading be recovered among young people, given its apparent decline amid automated and unreflective teaching? The research follows an action research framework with a qualitative and exploratory approach. A semi-structured questionnaire was applied to the participating students, and a field journal was developed based on their feedback regarding the classroom activities. This study investigates how promoting reading for enjoyment can contribute to shaping a new perspective on literature classes in school settings.

Descrição

Palavras-chave

Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino, Interesses na leitura, Formação do leitor, Letramento literário

Citação

DUARTE, Bruna Mourão. Ensino de Literatura: o resgate das práticas de fruição literária em turmas de 2º ano do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado) – Colégio Pedro II, PróReitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0