Releitura e contravisualidade antropofágica: reimaginando a história da arte brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O trabalho apresenta como proposta a intervenção visual de algumas narrativas hegemônicas da história da arte no Brasil, reimaginando e reinventando visualidades problemáticas, invisibilizadas e preconceituosas difundidas por obras produzidas ao longo da trajetória artística brasileira. Fundamenta-se em conceitos como a Contravisualidade (Mirzoeff, 2016) e Antropofagia (Andrade, 2017 e Lima, 1996) para analisar imagens de forma crítica e contra- hegemônica. Utiliza a releitura como ferramenta artística e multidisciplinar de ressignificação e reinterpretação, com o objetivo de reconstruir narrativas plurais que contemplem sujeitos e fatos historicamente marginalizados, apagados e esquecidos, com intenção de ser aplicado como projeto teórico-prático em turmas do ensino médio, para incentivar a reflexão sobre a história da arte brasileira e seus modos de representação. Se apresenta como texto germinal, com possibilidade de desdobramentos em pesquisa acadêmica futura, com ampliação do alcance da investigação e o fortalecimento da produção de conhecimentos comprometidos com a diversidade sociocultural e representatividade “outras”.

Abstract

This work proposes a visual intervention in some hegemonic narratives of Brazilian art history, reimagining and reinventing problematic, invisible, and prejudiced visualities disseminated by works produced throughout Brazil's artistic trajectory. It is based on concepts such as Countervisuality (Mirzoeff, 2016) and Anthropophagy (Andrade, 2017 and Lima, 1996) to analyze images critically and counter hegemoniously. It uses reinterpretation as an artistic and multidisciplinary tool for resignification and reinterpretation, aiming to reconstruct plural narratives that contemplate historically marginalized, erased, and forgotten subjects and facts. It is intended for application as a theoretical-practical project in high school classes to encourage reflection on the history of Brazilian art and its modes of representation. It is presented as a germinal text, with the possibility of developments in future academic research, with an expansion of the scope of investigation and the strengthening of the production of knowledge committed to sociocultural diversity and the representation of “others”.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais (Ensino médio) - Estudo e ensino, Arte contemporânea, Arte - Brasil - História, Diversidade, Cultura afro-brasileira, Colagem

Citação

OLIVEIRA, Gabriel Sampaio de. RELEITURA E CONTRAVISUALIDADE ANTROPOFÁGICA: Reimaginando a História da Arte Brasileira. Memorial de Percurso (Especialização) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0