Guia didático: Harry Potter e o nazismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente material é um Guia didático sobre o uso da Saga Harry Potter no ensino sobre o nazismo, voltada aos professores de História do 9º ano do Ensino Fundamental.Trata-se de um produto pedagógico desenvolvido no Programa de Pós-Graduação emEnsino deHistória doColégioPedro II, elaborado porRayane AraujoLopes,sob orientação doProf.Dr.LeonardoLeonidas deBrito. Este trabalho de conclusão de curso fundamenta-se nos princípios da Aprendizagem em Ensino de História, com foco na formação continuada de professores da área. Busca-se, assim, o aprimoramento das práticas pedagógicas por meio de propostasinovadoras, contextualizadas e significativas para o ensino da disciplina. Este material inclui os temas a serem trabalhados, os objetivos de ensino, uma contextualização da saga Harry Potter, a apresentação dos enredos dos filmes selecionados, a proposta de sequência didática e a bibliografia utilizada. Destaca se, ainda, a importância dos paralelos estabelecidos entre os trechos dos filmes e os aspectos históricos do nazismo, que serão explorados. Os trechos analisados podem ser acessados por meio de QR Code facilitando a navegação e o uso em sala de aula.

Descrição

Palavras-chave

História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Filmes do Harry Potter, Nazismo, Material didático, Práticas pedagógicas, Pensamento crítico

Citação

LOPES, Rayane Araujo. Guia didático: Harry Potter e o nazismo. 2025. Produto Educacional (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0