Guia didático: Harry Potter e o nazismo
Carregando...
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente material é um Guia didático sobre o uso da Saga Harry Potter no ensino sobre o nazismo, voltada aos professores de História do 9º ano do Ensino Fundamental.Trata-se de um produto pedagógico desenvolvido no Programa de Pós-Graduação emEnsino deHistória doColégioPedro II, elaborado porRayane AraujoLopes,sob orientação doProf.Dr.LeonardoLeonidas deBrito. Este trabalho de conclusão de curso fundamenta-se nos princípios da Aprendizagem em Ensino de História, com foco na formação continuada de professores da área. Busca-se, assim, o aprimoramento das práticas pedagógicas por meio de propostasinovadoras, contextualizadas e significativas para o ensino da disciplina. Este material inclui os temas a serem trabalhados, os objetivos de ensino, uma contextualização da saga Harry Potter, a apresentação dos enredos dos filmes selecionados, a proposta de sequência didática e a bibliografia utilizada. Destaca se, ainda, a importância dos paralelos estabelecidos entre os trechos dos filmes e os aspectos históricos do nazismo, que serão explorados. Os trechos analisados podem ser acessados por meio de QR Code facilitando a navegação e o uso em sala de aula.
Descrição
Palavras-chave
História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Filmes do Harry Potter, Nazismo, Material didático, Práticas pedagógicas, Pensamento crítico
Citação
LOPES, Rayane Araujo. Guia didático: Harry Potter e o nazismo. 2025. Produto Educacional (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




