Desenvolvimento do pensamento computacional e a abordagem mentalidades matemáticas
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Local
Rio de Janeiro
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Abstract
This dissertation investigates how the Mathematical Mindsets (MM) approach and Compu tational Thinking (CT) can contribute to a significant change in students’ relationship with Mathematics. The study was conducted with around 120 students from the 6th and 7th grades of a public school in Duque de Caxias (RJ), in 2025. The methodology adopted was a qualitative quantitative descriptive research, based on Action Research and Teacher Research. Collaborative and visually rich activities were developed, such as “Number Talk with Dot Cards”, “Canes”, “Stamp Collection”, “Mr. Snail”, and “The Walkways of Praçolândia”, aiming to explore the four pillars of CT — decomposition, pattern recognition, abstraction, and algorithms — combined with the principles of MM, such as valuing mistakes, using low-floor/high-ceiling tasks, and promoting a growth mindset. Data analysis, collected through two questionnaires and observa tions, revealed a significant shift in students’ conceptions about mathematics and computational thinking, with improvements in self-confidence, perception of mathematics’ usefulness in daily life, and engagement with the subject. The integration between MM and CT proved to be aligned with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the recommendations of the Sociedade Brasileira de Computação (SBC), standing out as a powerful, inclusive, and transformative pedagogical practice.
Descrição
A presente dissertação investiga como a abordagem Mentalidades Matemáticas (MM) e o Pensamento Computacional (PC) podem contribuir para uma mudança significativa da relação dos alunos com a Matemática. O estudo foi realizado com cerca de 120 estudantes do 6º e 7º anos de uma escola pública em Duque de Caxias (RJ), no ano de 2025. A metodologia adotada foi uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza descritiva, baseada na Pesquisa-Ação e na Pesquisa do Professor. Foram desenvolvidas atividades colaborativas e visualmente ricas, sendo elas "Conversa Numérica com Cartão de Pontos", "Bengalas", "Coleção de Selos", "Sr. Caramujo"e "As Passarelas de Praçolândia", com o objetivo de explorar os quatro pilares do PC — decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos — aliados aos princípios da MM, como a valorização do erro, o uso de tarefas com piso baixo/teto alto e a promoção da mentalidade de crescimento. A análise dos dados, coletados por meio de dois questionários e observações, revelou uma mudança significativa nas concepções dos alunos sobre matemática e pensamento computacional, com melhora na autoconfiança, na percepção da utilidade da matemática no cotidiano e no engajamento com a disciplina. A integração entre MM e PC mostrou-se alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), destacando-se como uma prática pedagógica potente, inclusiva e transformadora.
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Boaler, Jo, 1964-. Mentalidades matemáticas, Pensamento computacional, Base Nacional Comum Curricular, Aprendizagem colaborativa, Visualização
Citação
SILVA, Aline Corrêa Netto Gomes da. . 2025. 800 f. Dissertação (Mestrado) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós- Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Rio de Janeiro, 2025.
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