O uso do cinema de animação como ferramenta didática para o estudo do conceito de território
Carregando...
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal aproximar Geografia Escolar e Cinema a partir da instrumentalização de filmes, especificamente da categoria animação, para que se tornem ferramentas didáticas na construção do conceito de território e outros saberes geográficos que o envolvam. Uma vez que o Cinema, desde sua origem, vem se mostrando capaz de representar em suas obras espaços e sociedades do mundo real, pode, assim, produzir representações de fenômenos geográficos, a serem apropriados pelos professores para que se desenvolva o raciocínio geográfico em seus alunos. A escolha pelo conceito de território se justifica pela sua importância na Geografia Escolar, demarcada pela BNCC e tão presente no dia a dia de quem ensina e aprende Geografia. Para iluminar esse objetivo, propõem-se alguns exemplos de animações e possíveis usos.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Cinema - Estudo e ensino, Território - Geografia, Pensamento geográfico, Processo de ensino-aprendizagem, Material didático
Citação
BASTOS, Gabriel Moreira. O uso do cinema de animação como ferramenta didática para o estudo do conceito de território. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




