Iniciação cartográfica na Educação Infantil: o desenho "Dora, a aventureira" como ferramenta pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo discute a significativa importância na definição e construção dos conceitos de multiletramentos na Cartografia e Iniciação Cartográfica utilizando o desenho animado infantil como ferramenta pedagógica. Apresenta como objetivo principal analisar o desenho animado “Dora, a aventureira” como recurso para o desenvolvimento da Iniciação Cartográfica, sendo este o início dos Multiletramentos na Cartografia, o qual está debruçado na temática da Educação cartográfica. Cabe-nos também apresentar os objetivos específicos, que são: Analisar o desenho animado como ferramenta pedagógica para Educação Cartográfica; Entender o conceito de Multiletramentos na Cartografia; Compreender a ideia de Iniciação Cartográfica como primeira etapa para o Multiletramentos na Cartografia. Este é um estudo de revisão bibliográfica, fundamentado em ideias e pressupostos de teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos nesta análise. Para tal, tais objetos serão estudados em fontes secundárias como trabalhos acadêmicos, artigos, livros e afins, que foram aqui selecionados. A partir do observado, pode se concluir que o uso do desenho animado infantil atrelado ao processo e Iniciação Cartográfica pode potencializar a forma geográfica de pensar da criança, podendo preparar esse indivíduo para os Multiletramentos na Cartografia nos próximos segmentos escolares e na vida cotidiana.

Abstract

This article discusses the significant importance in defining and building the concepts of Multiliteracies in Cartography, Cartographic Initiation using children's cartoons as a pedagogical tool. Its main objective is to analyze the cartoon “Dora, the adventurer” as a resource for the development of Cartographic Initiation, which is the beginning of Multiliteracies in Cartography, which is focused on the theme of Cartographic Education. It is also up to us to present the specific objectives, which are: To analyze the cartoon as a pedagogical tool for Cartographic Education; Understand the concept of Multiliteracies in Cartography; Understand the idea of Cartographic Initiation as the first step for Multiliteracies in Cartography. This is a literature review study, based on theorists' ideas and assumptions that have significant importance in the definition and construction of the concepts discussed in this analysis: Multiliteracies in Cartography, Cartographic Initiation and cartoons as a pedagogical tool. To this end, such objects will be studied in secondary sources such as academic works, articles, books and the like, which were selected here. From what has been observed, it can be concluded that the use of children's cartoons linked to the Cartographic Initiation process can enhance the child's geographical way of thinking, preparing this individual for Multiliteracies in Cartography in the next school segments and in everyday life.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Cartografia - Estudo e ensino, Multiletramento, Desenho infantil, Recursos pedagógicos

Citação

COELHO, Paloma Danielle Barra Machado. Iniciação cartográfica na Educação Infantil: o desenho "Dora, a aventureira" como ferramenta pedagógica. 2021. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0