Mediação Pedagógica através do uso de recurso didático digital na aquisição de língua inglesa por alunos disléxicos
Carregando...
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Levando em conta que a dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem que apresenta ampla incidência em sala de aula (cf. MASSI, 2007). Muitos pesquisadores têm se dedicado ao estudo desse distúrbio específico de aprendizagem que está relacionado à leitura, à escrita e à soletração. Por isso, existem definições distintas para o termo. Durante o percurso escolar de um educando disléxico, é possível notar que o fracasso desse aluno é associado às questões ligadas à inteligência do indivíduo sem que sejam consideradas algumas especificidades. Assim, a aquisição de língua inglesa por alunos disléxicos constitui um desafio, uma vez que o processo de aprendizagem poderá ocorrer em um ritmo mais lento, devido à necessidade de memorização de sons que diferem dos da língua materna. Deste modo, é emergente a discussão e elaboração de estratégias que contemplem a inclusão escolar de alunos disléxicos. Assim, para o embasamento teórico, as contribuições de Behrens (2005), Masetto (2000) e Ortega (2011) entre outros serão essenciais para elucidar alguns conceitos. Para desenvolver esse estudo, o contexto escolhido foi o de uma instituição federal, a saber, o Colégio Pedro II no campus São Cristóvão II, uma vez que essa unidade de ensino possui um setor que trabalha com inclusão e acessibilidade de alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado, o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE). Então, a partir dos pressupostos sobre delineamento experimental intrassujeito de Gil (2010) e Goldenberg (1998), pretendeu-se com a pesquisa avaliar a utilização de um recurso didático digital na aquisição de alguns conteúdos de Inglês por um aprendiz com dislexia, permitindo-lhe ser sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract
Taking into consideration that dyslexia is one of the learning difficulties that presents a wide incidence in the classroom (see MASSI, 2007). Many researchers have been dedicated to the study of this specific learning disorder that is related to reading, writing and spelling. Therefore, there are different definitions for the term. During the education process of a dyslexic student, it is possible to notice that the failure of these students is associated with questions related to the individual's intelligence, without considering some specificities. Thus, the acquisition of English by dyslexic students is a challenge, since the learning process may occur at a slower pace, because it requires the memorization of sounds that differ from those of the mother tongue. In this way, the discussion and elaboration of strategies that contemplate the school inclusion of dyslexic students is emergent. For the theoretical basis, the contributions of Behrens (2005), Masetto (2000) and Ortega (2011) among others will be essential to elucidate some concepts. This study was developed in a federal institution, namely Colégio Pedro II, campus São Cristóvão II, because this school has a sector that works with the inclusion and accessibility of students who need specialized educational assistance, Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE). Then, from the assumptions about the the experimental design based on single subject researches (also kwnow as single case experiments) of Gil (2010) and Goldenberg (1998), it was intended to evaluate the use of a digital didactic resource in the acquisition of some contents of English by a dyslexic learner allowing the student to be an active subject in the teaching-learning process.
Descrição
Palavras-chave
Língua inglesa - Estudo e ensino, Educação inclusiva, Recursos didáticos, Dislexia
Citação
NESPOLI, Mayara. Mediação pedagógica através do uso de recurso didático digital na aquisição de língua inglesa por alunos disléxicos. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




