Ensino de matemática em libras: sinais que fazem falta

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Muitas dificuldades surgem quando se pensa na educação do surdo e da sua inclusão. Este trabalho irá mostrar um problema: apesar do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dela ser uma língua rica, existe a falta de sinais matemáticos. Então, para entender um pouco sobre como proceder, o leitor será apresentado ao que é identidade surda, assim, perceberá a importância do reconhecimento da LIBRAS como primeira língua do surdo. Serão apresentados glossários e aplicativos que podem ajudar surdos e ouvintes na comunicação e apresentaremos o método de validação de sinais que o INES utiliza no crescimento da língua. Após referir a importância do ensino da geometria para qualquer estudante, será mostrada a dificuldade acrescida de ensinar este assunto a alunos surdos, o que origina desigualdade na realização de provas como a do ENEM. No entanto, esta situação foi amenizada em 2017, com a realização da prova do ENEM em LIBRAS. Investiga-se o problema da necessidade da implementação de sinais em LIBRAS para a aprendizagem do surdo. Utilizando como referencial teórico o estudo de caso e aplicando a metodologia usada no INES, um grupo de alunos surdos irá propor, e depois validar, um conjunto de sinais para objetos matemáticos. Nesse estudo foi sentida a dificuldade existente em todo o processo de criação de sinais em LIBRAS, mas foi, também, reforçada a necessidade e a importância de aumentar a possibilidade de comunicação em matemática com os alunos surdos.

Abstract

Muitas dificuldades surgem quando se pensa na educação do Many difficulties arise when thinking about education of deaf and inclusion. This work will show a problem: even with the knowledge of the Brazilian Sign Language (LIBRAS), witch is a rich language, there is a lack of mathematical signs. So to understand how to proceed, it will be presented some aspects of deaf identity and deaf culture, and about will realize the importance of recognizing LIBRAS as the first language of the deaf. Some glossaries and applications that can help the communication between deaf people and listeners are mentioned and we will present the method of signal validation that INES uses in language growth. Thus, presented the importance of teaching geometry to any student, we will show how difficult is teaching and learning geometry for deaf students without signals that represent geometrical objects, namely how hard it was to solve exame tests, as ENEM, before 2017, when the first ENEM in LIBRAS took place. We will investigate the problem of the need to implement signs in LIBRAS for the learning of the deaf. Using as a reference the case study and applying the methodology used in INES, a group of deaf students will propose, and then validate, a set of signals for mathematical objects. In this study, the difficulties in the whole process of creating LIBRAS signs were felt, but it was also reinforced the need and the importance of increasing the possibility of communication in mathematics with deaf students.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Surdos - Educação, Surdez, Educação inclusiva, Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino, ENEM

Citação

CASTRO, Valter Ferreira de. Ensino de matemática em LIBRAS: sinais que fazem falta. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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