Equações algébricas no ensino médio: história, conceitos e aplicações

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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Rio de Janeiro

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Resumo

No período entre os séculos dezesseis e dezoito, grandes avanços na Matemática resultaram da busca por métodos algébricos de solução para equações algébricas de grau superior a dois. Embora as de grau dois já serem conhecidas desde a Antiguidade. Com base na grande importância das equações algébricas dentro do estudo da Matemática, este trabalho começa com os aspectos históricos das equações, suas definições e seus conceitos com ênfase nas aplicações que podem ser desenvolvidas a partir dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é apontar como este conteúdo pode ser tratado de forma mais complexa, a fim de ajudar nas questões de nível mais elevado. Para isso, inicialmente, faz-se uma pesquisa sobre o tema, onde fala-se dos primeiros registros do conhecimento de equações matemáticas pelos povos antigos. A seguir, abordam-se conceitos, definições e operações entre polinômios, com destaque ao método de Descartes, dispositivo prático de Briot-Ruffini e teorema do resto, na sequência, são discutidas as resoluções de equações algébricas e estudados alguns resultados importantes como: o Teorema Fundamental da Álgebra, as Relações de Girard, etc. Como complemento, serão sugeridas aplicações que podem ser utilizadas em sala de aula referentes a este estudo.

Abstract

In the period between the sixteenth and eighteenth centuries, great advances in Mathematics resulted from the search for algebraic methods of solution for algebraic equations of degree higher than two, although the resolution of the algebraic equations of degree two have already been known since antiquity. Based on the great importance of algebraic equations within the study of Mathematics, this work begins with the historical aspects of the equations, their definitions and their concepts with emphasis on the applications that can be developed from the 9th year of Elementary Education. The goal is to point out how this content can be treated in a more complex way in order to help with higher level issues. For this, initially, a research is done on the subject, where the first records of the knowledge of mathematical equations by the ancient peoples are spoken. Then, concepts, definitions and operations between polynomials are discussed, with emphasis on the Descartes method, the Briot-Ruffini practical device and the remainder theorem, in the sequence, the resolutions of algebraic equations are discussed and some important results are studied, such as: The Fundamental Theorem of Algebra, Girard's Relations, etc. As a complement, applications that can be used in the classroom related to this study are suggested.

Descrição

Palavras-chave

Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino, Matemática - História, Equações algébricas, Polinômios - Propriedades Básicas, Processo de ensino-aprendizagem

Citação

SILVA, Leandro de Lima da. Equações algébricas: história, conceitos e aplicações. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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