Feira escolar de matemática: perspectivas de uma prática para a aprendizagem

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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Rio de Janeiro

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Resumo

Em uma sociedade com inúmeros meios de interação, inovações tecnológicas e acesso imediato à informação, a escola contemporânea precisa alcançar seus alunos com formas diferenciadas de comunicar seus saberes. Diante dessa necessidade e das grandes dificuldades de compreensão da Matemática na Educação Básica, esse estudo tem por objetivo propor a prática da Feira Escolar de Matemática como um meio que possibilita diversos caminhos de ensino e aprendizagem aos segmentos escolares. A relevância dessa prática está em integrar a sala de aula com outros espaços do ambiente escolar, bem como propiciar o desenvolvimento de fatores cognitivos e sociais pela interação dos indivíduos participantes. Inicialmente, a apresentação de um panorama histórico da realização de feiras de Matemática no Brasil permite observar as trajetórias iniciadas e analisar diretrizes de projetos bem sucedidos. Em seguida, há o exemplo de uma atividade de referência para utilização em uma feira escolar. Essa atividade foi executada com alunos de duas escolas públicas do estado do Rio de janeiro e, através do experimento, pode-se coletar as impressões dos alunos quanto ao trabalho produzido e ponderar sobre seus resultados. Sob uma ótica organizacional, esse trabalho integra ainda um roteiro de elaboração de uma Feira Escolar de Matemática. Por meio deste roteiro, professores e gestores educacionais podem esboçar uma estrutura para a proposta compatível com as condições de sua escola e considerar aspectos relevantes inerentes ao processo de implementação do projeto. Com respeito à realização de uma Feira Escolar de Matemática, conclui-se então, que as perspectivas apresentadas nessa pesquisa corroboram com a iniciativa de utilização dessa prática pedagógica em um contexto didático de aprendizagem.

Abstract

In a society with innumerable means of interaction, technological innovations and immediate access to information, the contemporary school needs to reach its students with different ways of communicating their knowledge. Faced with this need and the great difficulties of understanding Mathematics in Basic Education, this study aims to propose the practice of the school mathematics fair as a mean that enables different ways of teaching and learning to the school segments. The relevance of this practice lies in integrating the classroom with other spaces in the school environment, as well as fostering the development of cognitive and social factors through the interaction of the participants. Initially, the presentation of a historical panorama of the accomplishment of fairs of mathematics in Brazil allows to observe the trajectories initiated and to analyze the guidelines of successful projects. Then there is the example of a reference activity for use in a school fair. This activity was carried out with students from two public schools in the state of Rio de Janeiro and, through the experiment, one can collect the students' impressions about the work produced and ponder their results. From an organizational perspective, this work still integrates a script for the elaboration of a mathematics school fair. Through this script, teachers and educational managers can outline a framework for the proposal compatible with the conditions of their school and consider relevant aspects inherent to the project implementation process. With respect to the accomplishment of a school fair of mathematics, it is concluded that the perspectives presented in this research corroborate with the initiative of using this pedagogical practice in a didactic context of learning.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Feira de matemática, Processo de ensino-aprendizagem, Interação social, Práticas pedagógicas

Citação

LIMA, Sandra Silva de. Feira escolar de matemática: perspectivas de uma prática para a aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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