A pedagogia Uerê-Mello, a neurosciência e a matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a pedagogia UERÊ-MELLO e os resultados parcialmente obtidos na aplicação de seus preceitos numa aula de matemática. Também foi efetuada breve pesquisa sobre os princípios básicos da neurociência e sua importância no binômio ensino/aprendizagem. Foi apresentado como os conceitos de razão e proporção são desenvolvidos no livro V dos Elementos de Euclides e uma sugestão de como devem ser abordados atualmente. É efetuado um embasamento teórico a respeito dos números racionais e como os tema, razão e proporção, é exposto na Base Nacional Comum Curricular. Por fim são relatadas as atividades realizadas em sala de aula no projeto CAIS do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo II e que trataram do tema mencionado.

Abstract

This paper aims to present the UERÊ-MELLO pedagogy and the results partially obtained in the application of its precepts in a mathematics class. It also was performed a brief research about basic neuroscience’s principles and its importance in binomial teaching/learning. It was stated how the ratio and proportion concepts were developed on Euclid’s Elements, book V and a proposal of how they should be addressed nowadays. It was performed a theoretical background concerning rational numbers and how the theme, ratio and proportion, is exposed in the Base Nacional Comum Curricular. At last, it is described the performed classroom activities from Colégio Pedro II’s (Campus Engenho Novo’s II) CAIS project which deals with the aforementioned subject.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Pedagogia UERÊ-Mello, Neurociências, Números racionais, Razão e proporção, Processo de ensino-aprendizagem

Citação

SOUSA, Iran Marcelino de. A pedagogia Uerê-Mello, a neurociência e a matemática. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0