O desenvolvimento do raciocínio combinatório a partir do conceito de jogos combinatórios: uma proposta para aulas de matemática
Carregando...
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho é inspirado nas diferentes olimpíadas realizadas nas diversas escolas públicas e privadas do país que tanto motivam professores a modificar suas práticas docentes. Apresenta um recorte centrado nos Jogos Combinatórios, com o objetivo de estimular e desenvolver o raciocínio combinatório de alunos do Ensino Médio. A proposta é apresentar o conteúdo através da resolução de problemas e que o professor leitor se aproprie do texto para criar e incentivar suas aulas. A partir dos conceitos mais simples, como o principio fundamental da contagem, oriundos da combinatória, apresenta-se uma seção adaptada e comentada do livro Amusements in Mathematics, de Henry Ernest Dudeney, de domínio público, seguido de sugestões de atividades adaptadas para a realidade das escolas públicas brasileiras. Espera-se que o presente texto sirva de inspiração a outros professores que trabalham com olimpíadas nas escolas ou que simplesmente partilham da ideia de que é possível ‘fazer matemática’ através da resolução de problemas.
Abstract
This dissertation is inspired on differents Mathematical Olympiads thoughout the country in public or private schools that motivates teachers to change for better their classroom praxis. It is focused on Combinatorics Games for stimulating and developing the combinatorics reasoning among high school students. The main purpose is to present the subjet using the problem solving theory. Problems were chosen from the book Amusements in Mathematics, by Henry Ernest Dudeney, a no cost and with almost no restrictions whatsoever free e-book. The activities were adapted for the Brazilian high schools realities. It is expected that this text will serve as an inspiration to the teachers who likes math Olympiads or for those that believe it is possible ‘to make mathemathics’ from problem solving in the school’s levels.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Análise combinatória, Teoria dos jogos, Jogos combinatórios, Resolução de problemas (Matemática), Prática docente, Raciocínio lógico
Citação
REIS, Jonathan Cardoso. O desenvolvimento do raciocínio combinatório a partir do conceito de jogos combinatórios: uma proposta para aulas de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




