O estudo da simetria e suas transformações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Programa de Formação

Local

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Rio de Janeiro : Colégio Pedro II,

Descrição

O principal objetivo desse estudo é apresentar aos alunos a Simetria e suas transformações nos diversos elementos vistos no mundo ao seu redor, bem como identificar e diferenciar as transformações isométricas em uma figura, ou em cada objeto estudado, e também relacionar os conceitos vistos nas transformações isométricas com a Matemática. Fará também uma pequena abordagem sobre a importância do estudo da Simetria nos ensino Fundamental e Médio e a “falta” desse assunto nos livros didáticos. A metodologia de ensino que este trabalho visa é estudar as Transformações Isométricas e a Simetria, não só de forma teórica, mas também, dinâmica e lúdica; fazendo com que os educandos tenham uma melhor compreensão sobre o conteúdo e possam utilizá-las no seu dia a dia. Realizamos esta proposta em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, com 30 alunos cada uma, do CIEP 200 Professsor Terli Fioravante da Rocha, na cidade de Nova Iguaçu/RJ. Inicialmente, foi apresentado aos alunos, os três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação. Posteriormente, foi realizado com os alunos, algumas atividades, com objetivo de colocar em prática o que foi estudado. Durante a realização das atividades, observamos que os alunos conseguiram identificar e diferenciar cada transformação isométrica. Com base nas observações e nas atividades realizadas, concluímos que ao adotar esta metodologia na sala de aula, os educandos se mostraram mais interessados e mais motivados para as atividades propostas e a aula, mais produtiva, pois mostrou um resultado positivo fazendo uso de uma metodologia mais dinâmica e lúdica, trabalhando um assunto nunca visto pela grande maioria.
Orientador: Renato de Carvalho Alves.
Produto Final
Bibliografia: f. 40-44.
O principal objetivo desse estudo é apresentar aos alunos a Simetria e suas transformações nos diversos elementos vistos no mundo ao seu redor, bem como identificar e diferenciar as transformações isométricas em uma figura, ou em cada objeto estudado, e também relacionar os conceitos vistos nas transformações isométricas com a Matemática. Fará também uma pequena abordagem sobre a importância do estudo da Simetria nos ensino Fundamental e Médio e a “falta” desse assunto nos livros didáticos. A metodologia de ensino que este trabalho visa é estudar as Transformações Isométricas e a Simetria, não só de forma teórica, mas também, dinâmica e lúdica; fazendo com que os educandos tenham uma melhor compreensão sobre o conteúdo e possam utilizá-las no seu dia a dia. Realizamos esta proposta em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, com 30 alunos cada uma, do CIEP 200 Professsor Terli Fioravante da Rocha, na cidade de Nova Iguaçu/RJ. Inicialmente, foi apresentado aos alunos, os três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação. Posteriormente, foi realizado com os alunos, algumas atividades, com objetivo de colocar em prática o que foi estudado. Durante a realização das atividades, observamos que os alunos conseguiram identificar e diferenciar cada transformação isométrica. Com base nas observações e nas atividades realizadas, concluímos que ao adotar esta metodologia na sala de aula, os educandos se mostraram mais interessados e mais motivados para as atividades propostas e a aula, mais produtiva, pois mostrou um resultado positivo fazendo uso de uma metodologia mais dinâmica e lúdica, trabalhando um assunto nunca visto pela grande maioria.

Palavras-chave

Matemática, Simetria (Matemática), Isometria (Matemática)

Citação

Fonte externa

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0