A contribuição dos jogos cooperativos como ferramenta para a minimização da violência nas aulas de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A violência se tornou um problema social e está presente na escola de diversas formas, como podemos ver nas mídias que registram inúmeros casos de violência ocorridos contra professores, diretores e os próprios alunos. As aulas de Educação Física apresentam um cenário propício para a violência escolar, visto que a interação entre os estudantes é mais acentuada na quadra e pátio escolar. Por esse motivo, foi realizada a pesquisa sobre como os jogos cooperativos, sendo utilizados como ferramenta pedagógica, podem ajudar a diminuir os índices de violência durante as aulas de Educação Física. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo sido feito um estudo de caso e questionários mistos no início e final da pesquisa. A pesquisa trouxe resultados positivos, os alunos perceberam a mudança de comportamento da turma e, consequentemente, a diminuição da violência durante as aulas.

Abstract

Violence has become a social problem and is present in schools in various forms, as we can see in the media, which reports numerous cases of violence against teachers, principals, and students themselves. Physical Education classes present a favorable environment for school violence, since interaction among students is more intense on the playground and schoolyard. For this reason, research was conducted on how cooperative games, used as a pedagogical tool, can help reduce violence rates during Physical Education classes. The research is qualitative in nature, with a case study and mixed questionnaires being conducted at the beginning and end of the study. The research yielded positive results; students noticed a change in class behavior and, consequently, a decrease in violence during class.

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Violência, Jogos educativos

Citação

REZENDE, Lívia, Oliveira. A contribuição dos Jogos Cooperativos como ferramenta para a minimização da violência nas aulas de Educação Física. 2017. 33f. Produto Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Educação Física) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, ano da defesa.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0