O uso da maquete como método do saber : correspondências entre o bidimensional e o tridimensional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esse projeto de pesquisa propõe o estudo de alguns conteúdos da geometria por meio da exploração do espaço físico de vivência do aluno. A prática pedagógica relacionada a esse projeto foi apresentada aos alunos do 9º ano do Colégio Sociedade Educacional Mel, localizado em Guadalupe – RJ. O objetivo da pesquisa foi o de explorar e trabalhar as correspondências entre as representações bidimensionais e tridimensionais de modelos do espaço. Dentre outros conteúdos do Desenho Geométrico, o conceito de projeção, sobretudo o que apoia a representação das vistas ortográficas foi trabalhado visando o entendimento e realização de maquetes, a partir de plantas de situação de locais onde os alunos residem.

Abstract

This research project proposes the study of some geometry topics through the exploration of students' physical living spaces. The pedagogical practice related to this project was presented to 9th-grade students at Colégio Sociedade Educacional Mel, located in Guadalupe, RJ. The objective of the research was to explore and develop the correspondences between two-dimensional and three-dimensional representations of spatial models. Among other Geometric Drawing topics, the concept of projection, particularly that which supports the representation of orthographic views, was explored to promote understanding and creation of models based on site plans of the students' residences.

Descrição

Palavras-chave

Desenho geométrico - Estudo e ensino, Geometria, Expressão gráfica, Modelos e construção de modelos

Citação

SANTOS, Isabel Barros Fiaux dos. O USO DA MAQUETE COMO MÉTODO DO SABER correspondências entre o bidimensional e o tridimensional. 2017. 25 f. Produto Acadêmico Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina de Desenho Geométrico) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0