O uso da maquete como método do saber : correspondências entre o bidimensional e o tridimensional
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Programa de Residência Docente
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse projeto de pesquisa propõe o estudo de alguns conteúdos da geometria por meio da exploração do espaço físico de vivência do aluno. A prática pedagógica relacionada a esse projeto foi apresentada aos alunos do 9º ano do Colégio Sociedade Educacional Mel, localizado em Guadalupe – RJ. O objetivo da pesquisa foi o de explorar e trabalhar as correspondências entre as representações bidimensionais e tridimensionais de modelos do espaço. Dentre outros conteúdos do Desenho Geométrico, o conceito de projeção, sobretudo o que apoia a representação das vistas ortográficas foi trabalhado visando o entendimento e realização de maquetes, a partir de plantas de situação de locais onde os alunos residem.
Abstract
This research project proposes the study of some geometry topics through the exploration of students' physical living spaces. The pedagogical practice related to this project was presented to 9th-grade students at Colégio Sociedade Educacional Mel, located in Guadalupe, RJ. The objective of the research was to explore and develop the correspondences between two-dimensional and three-dimensional representations of spatial models. Among other Geometric Drawing topics, the concept of projection, particularly that which supports the representation of orthographic views, was explored to promote understanding and creation of models based on site plans of the students' residences.
Descrição
Palavras-chave
Desenho geométrico - Estudo e ensino, Geometria, Expressão gráfica, Modelos e construção de modelos
Citação
SANTOS, Isabel Barros Fiaux dos. O USO DA MAQUETE COMO MÉTODO DO SABER correspondências entre o bidimensional e o tridimensional. 2017. 25 f. Produto Acadêmico Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina de Desenho Geométrico) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




