Discalculia : mais um desafio na aprendizagem matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Programa de Formação

Programa de Residência Docente

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

item.page.abstract_pt_br

Este produto acadêmico pretende realizar uma abordagem a respeito da discalculia apresentada em sala de aula por alunos do segundo ano do ensino médio da rede estadual de ensino, para informar e enfatizar o trabalho do professor, a partir do objetivo de diagnosticar o conhecimento ou a falta do mesmo, de modo a sugerir recursos distintos para explorar o senso numérico dos discentes e suas relações em sala de aula com a tentativa de amenizar os desconfortos causados pela linguagem matemática na vida desses alunos. Um desses recursos é contextualizar os conteúdos, para recuperar o gosto pelo estudo da matemática que foi perdido no decorrer da vida escolar, sendo a principal tarefa de professores nos dias atuais, assim como intervir na busca do tratamento pedagógico de modo que, repare alguns dos danos causados por esse distúrbio específico da matemática. Os alunos que, mesmo com as intervenções realizadas durante a pesquisa, não apresentaram melhora significativa em relação aos conceitos matemáticos, foram auxiliados a procurar uma ajuda especializada.

Abstract

This academic work aims to address dyscalculia presented in the classroom by second-year high school students in the state school system. It aims to inform and emphasize the work of teachers, aiming to diagnose knowledge or lack thereof, and suggest different resources for exploring students' number sense and its relationships in the classroom, attempting to alleviate the discomfort caused by mathematical language in these students' lives. One of these resources is to contextualize the content, to restore the appreciation for studying mathematics that was lost throughout school life—a primary task of teachers today—as well as to intervene in the search for pedagogical treatment to repair some of the damage caused by this specific mathematical disorder. Students who, despite the interventions implemented during the study, did not show significant improvement in mathematical concepts were assisted in seeking specialized help.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Discalculia, Ensino médio, Aprendizagem

Citação

PERILLO, Sabrina. Discalculia: mais um desafio na educação matemática. 2016. 34 f. Produto Acadêmico Final (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Matemática) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Residência Docente, Rio de Janeiro, 2016.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0