SCRATCH : guia prático para aplicação na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O produto aqui apresentado foi desenvolvido visando ser uma possibilidade de promoção da autonomia do aluno e da aprendizagem significativa por meio do trabalho com tecnologia na escola. É fruto dos desdobramentos das atividades desenvolvidas junto aos alunos de pós-graduação do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, e junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, no município de Duque de Caxias, no contexto da pesquisa de mestrado profissional cujo título é “Ensino e Tecnologias: aprendizagem significativa por meio da plataforma Scratch”. A pesquisa teve o objetivo geral de analisar o potencial de contribuição da plataforma Scratch para as práticas pedagógicas escolares. Definiu como objetivos específicos: analisar as opiniões de professores e alunos sobre a utilização da plataforma; desenvolver oficinas sobre o Scratch para instrumentalizar professores e alunos para o uso da plataforma; organizar um “Estúdio” na plataforma para concentrar a interação e a cooperação entre os participantes da pesquisa; elaborar um guia sobre a plataforma Scratch para orientar outros professores a respeito das possibilidades de sua inserção nas práticas de ensino. Tratou-se de um estudo de caso de cunho exploratório, a partir de uma abordagem descritiva e qualitativa. Utilizamos como instrumentos para obtenção de dados questionários mistos impressos e online e observações semiestruturadas ao longo do desenvolvimento das oficinas. Os resultados indicaram que, por meio da formação continuada docente e de propostas de ensino inovadoras envolvendo a tecnologia, é possível promover a autonomia, a expressão criativa e o trabalho colaborativo com suporte da tecnologia, com desdobramentos positivos potenciais sobre a qualidade do ensino.

Descrição

79 p.
Bibliografia: p. 79

Palavras-chave

Anos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Scratch (Linguagem de programação de computador), Jogos eletrônicos, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa, Formação continuada de professor

Citação

SOUZA, Michel Figueiredo de; COSTA, Christine Sertã. Scratch: Guia Prático para aplicação na Educação Básica. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0