Autorregulação da aprendizagem: atividades para uma turma inclusiva
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Baseado nas pesquisas realizadas para a dissertação, e após o desenvolvimento de oficinas produzidas a partir do livro Um papo sobre estudar – super dicas para aprender a aprender melhor, desenvolvidas no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), foi criado este produto educacional chamado: “Autorregulação da Aprendizagem: atividades para uma turma inclusiva”, criado a partir das pesquisas feitas no Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica (MPPEB) e do desenvolvimento e aplicação de oficinas. O material é voltado para professores que tenham a intenção de contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão autorregulada da leitura, nos estudantes. Este produto é composto por uma breve exposição dos conceitos que embasaram a pesquisa, seguidos de exemplos de atividades que podem ser propostas. Neste trabalho acredita-se que estudantes com Deficiência Intelectual Leve são capazes de reconhecer, compreender e utilizar estratégias de autorregulação da aprendizagem, assim como as estratégias de leitura. O produto foi idealizado para turmas inclusivas, mas é possível adaptar o material para utilizá-lo em salas de recursos multifuncionais, classes especiais, salas de leituras e em espaços diversos, que o professor desejar, como por exemplo, sala de leitura. Espera-se, com este material, contribuir para que professores da Educação Básica tenham mais uma fonte de material para utilizar no ensino de estratégias capazes de desenvolver a compreensão leitora de forma autorregulada em turmas inclusivas. Autorregulação da aprendizagem (ARA) é um constructo oriundo da Teoria Social Cognitiva (TSC) e está relacionado à gestão de processos cognitivos, motivacionais, comportamentais e afetivos com vistas ao alcance de objetivos escolares e pessoais. Esse referencial tem sido pouco utilizado em pesquisas no campo da aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual. Cabe pontuar ainda que este produto é resultante de uma pesquisa que se caracteriza como estudo de caso de caráter descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Nesta pesquisa acredita-se que os estudos sobre ARA e sobre a compreensão autorregulada da leitura podem oferecer contribuições para as questões de ensino e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial.
Descrição
48 p.
Bibliografia: p. 47-48
Bibliografia: p. 47-48
Palavras-chave
Aprendizagem, Autorregulação da aprendizagem, Compreensão na leitura, Deficiência intelectual
Citação
OLIVEIRA, Marion Santana; SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da. Autorregulação da aprendizagem: atividades para uma turma inclusiva. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.
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