(Des)problematizando a matemática: um trabalho para a formulação de problemas pelos estudante
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Data
Orientador
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Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este Produto Educacional, intitulado: (DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA - Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantes, consiste em um caderno de atividades aplicáveis, resultante da Dissertação de Mestrado: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES: reflexões sobre o Campo Conceitual Aditivo, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. A elaboração deste material é requisito parcial para conclusão do curso. Destacamos que a referida dissertação foi impulsionada pela busca de respostas para as inúmeras perguntas que a sala de aula proporciona, em nossa pesquisa, uma das principais perguntas foi: “Tia, aqui é para usar conta de mais ou de menos?”. Embora pareça um questionamento simples, nos explicitava o fato de que alguns e algumas estudantes apresentavam inúmeras dificuldades na resolução de problemas matemáticos. A partir de propostas que incentivaram os e as estudantes a formularem situações-problema, buscamos compreender se a formulação de problemas contribuiria para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nosso problema de pesquisa foi: Como a prática de formulação de problemas pode contribuir para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo nos Anos Iniciais? A pesquisa, inserida no Campo de Cotidiano e tendo como pressupostos metodológicos, o paradigma da professora pesquisadora, foi realizada em uma escola pública federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e teve como sujeitos participantes estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A análise dos problemas formulados pelos estudantes nos anos de 2018 e 2019 ocorreu utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Neste caderno propomos uma coletânea de ideias que podem inspirar outros docentes a criarem seus materiais de acordo com suas realidades. Salientamos que as propostas foram estruturadas a partir de CHICA (2001) e DANTE (2009), tendo o objetivo de estabelecer diálogo com o Campo Conceitual Aditivo, presente na Teoria dos Campos Conceituais, de VERGNAUD (1996, 2009).
Descrição
63 p.
Bibliografia: p. 62-63
Bibliografia: p. 62-63
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Teoria dos campos conceituais, Resolução de problemas (Matemática), Ensino fundamental
Citação
QUEIROZ, Luana Armaroli; VIEIRA, Edite Resende. (Des)problematizando a matemática: um trabalho para a formulação de problemas pelos estudante. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2022.
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