Multiculturalismo e formação docente em espanhol: o currículo como resistência
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A partir das grades curriculares e ementas do curso de licenciatura em Letras/Espanhol de quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o presente trabalho busca contribuir para o currículo multicultural crítico na formação docente, refletindo sobre as construções discursivas e a falta de representação cultural no currículo oficial. Após o recolhimento do corpus, comparamos e analisamos os diferentes tipos de multiculturalismos encontrados. Em nossa pesquisa documental, percebemos que mesmo o tema tendo crescido nos últimos anos, o currículo ainda privilegia o ensino de determinadas culturas e a diversidade cultural existente continua sendo apagada.
Resumen
Desde las rejillas curriculares y menús del curso de licenciatura en Letras/Español de cuatro universidades públicas del estado de Rio de Janeiro (Universidad Federal Rural del Rio de Janeiro, Universidad Federal del Rio de Janeiro, Universidad Federal Fluminense y Universidad del Estado del Rio de Janeiro), el presente trabajo desea contribuir para el currículo multicultural crítico en la formación docente, reflexionando sobre las construcciones discursivas y la falta de representación cultural en el currículo oficial. Después de la recogida del corpus, comparamos y analizamos los diferentes tipos de multiculturalismos encontrados. En nuestra investigación documental, percibimos que la temática creció en los últimos años, pero el currículo aún privilegia la enseñanza de determinadas culturas y la diversidad cultural sigue siendo borrada.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Multiculturalismo, Professores, Currículos, Identidade cultural, Formação docente, Análise de conteúdo, Ensino superior Avaliação Brasil
Citação
GREES, Mirian Ferreira. Multiculturalismo e formação docente em espanhol: o currículo como resistência. Artigo Científico (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


