O uso de imagens no ensino de história: pinturas históricas e fotografias em sala de aula
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse trabalho discorre sobre o uso de imagens no Ensino de História a partir de dois vestígios: as pinturas históricas e a fotografia. Para tal, foram selecionadas cinco imagens. O principal objetivo é conciliar a pesquisa acadêmica com a prática em sala de aula a fim de desenvolver uma metodologia básica para lidar com esses recursos imagéticos de maneira mais proveitosa e problematizadora para os professores e alunos.
Abstract
This study discusses the use of images in History Education based on two types of visual traces: historical paintings and photography. To that end, five images were selected. The main objective is to reconcile academic research with classroom practice in order to develop a basic methodology for engaging with these visual resources in a more productive and critical way for both teachers and students.
Descrição
Palavras-chave
História – Estudo e ensino, Fotografia na educação, Imagens na educação, Pinturas históricas
Citação
SILVEIRA, Elisa Defelippe Durso Martins. O uso de imagens no Ensino de História: Pinturas históricas e fotografias em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




