O uso de imagens no ensino de história: pinturas históricas e fotografias em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esse trabalho discorre sobre o uso de imagens no Ensino de História a partir de dois vestígios: as pinturas históricas e a fotografia. Para tal, foram selecionadas cinco imagens. O principal objetivo é conciliar a pesquisa acadêmica com a prática em sala de aula a fim de desenvolver uma metodologia básica para lidar com esses recursos imagéticos de maneira mais proveitosa e problematizadora para os professores e alunos.

Abstract

This study discusses the use of images in History Education based on two types of visual traces: historical paintings and photography. To that end, five images were selected. The main objective is to reconcile academic research with classroom practice in order to develop a basic methodology for engaging with these visual resources in a more productive and critical way for both teachers and students.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Fotografia na educação, Imagens na educação, Pinturas históricas

Citação

SILVEIRA, Elisa Defelippe Durso Martins. O uso de imagens no Ensino de História: Pinturas históricas e fotografias em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0