Tangram: um recurso para ensino de fração no quinto ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Pesquisar sobre estratégias para ensinar conteúdos matemáticos com o uso de materiais manipuláveis é o tema de interesse desse estudo. O Tangram, um material manipulável, foi utilizado como ferramenta concreta e lúdica no contexto escolar, com a qual o docente se subsidie para o ensino de conceitos matemáticos. Neste trabalho, propusemos uma sequência de atividades como uso do Tangram como ferramenta para a exploração do conceito de frações de suas representações: partes de um inteiro; comparação entre frações com representações diferentes; operações com frações de denominadores iguais e diferentes; equivalências e leituras de frações. Para elaborar a proposta nos apoiamos em estudos teóricos sobre ensino de frações e a aplicamos com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.

Abstract

Research on strategies to teach mathematical content with the use of manipulative is the topic of interest in this study. Tangram, a manipulative material, was used as a concrete and playful tool in the school context, with which the teacher subsidizes to teach mathematical concepts. In this work, we propose a sequence of activities as the use of Tangram as a tool for the exploration of the concept of fractions of their representations: parts of an integer, comparison between fractions with different representations, operations with equal and different denominator fractions; equivalences and fractions readings. In order to elaborate the proposal, we supported theoretical studies on fractions teaching and applied it to students in the 5th year of elementary school.

Descrição

Palavras-chave

Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Frações, Tangram, Atividades lúdicas

Citação

CASTRO, Laudicena Mello Ferrari de. Tangram: um recurso para o ensino de fração no quinto ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0