Os sentidos das ciências sociais no currículo da educação básica (1999-2018)
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Esta monografia tem o objetivo de investigar os sentidos atribuídos às Ciências Sociais no currículo da Educação Básica dos anos de 1999 até 2018. Para isso, analisa os PCNs, de 1999, os PCNs+, de 2002, as OCNEM, de 2006, e a BNCC, em suas três versões, divulgadas, respectivamente, nos anos de 2015, 2016 e 2018. A metodologia escolhida foi análise documental. À medida que fomos identificando os objetivos desses currículos para a Educação Básica, identificamos, também, os sentidos atribuídos por eles aos conhecimentos sociológicos para esta fase escolar.
Abstract
This monograph aims to investigate the meanings attributed to Social Sciences in the curriculum of Basic Education from 1999 to 2018. To achieve this, it analyzes the PCNs from 1999, the PCNs+ from 2002, the OCNEM from 2006, and the BNCC in its three versions, released in 2015, 2016, and 2018, respectively. The chosen methodology was document analysis. As we identified the objectives of these curricula for Basic Education, we also identified the meanings they attributed to sociological knowledge for this school phase.
Descrição
Palavras-chave
Educação básica, Ensino médio, Ciências sociais - Estudo e ensino
Citação
ROSA, Ana Francisca Marques Nunes. Os sentidos das Ciências Sociais no Currículo da Educação Básica (1999-2018). 64 fl. Monografia – Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.
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